Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

terça-feira, 6 de março de 2012

VISITA

Na manhã de hoje (06 de março de 2012), uma equipe encabeçada pelo bispo da Diocese de Castanhal Dom Carlos Verzeletti juntamente com o pároco de Vigia Ricardo Botelho, engenheiro Roberto, técnico de construção civil Elias Soeiro, coordenadora da igreja Graça Ribeiro e o diretor de cultura Clerison Saraiva entre outros estava, o engenheiro vindo de Belém Antonio Moreira. Logo no começo da manhã se reuniram com o prefeito de Vigia Noé Palheta para tratar de uma medida provisória emergencial, referindo-se a estrutura do telhado que ficou comprometido devido a queda do beiral, facilitando a entrada da chuva para o interior da igreja.
Com o incidente as imagens e os acessórios do interior da igreja foram retirados e guardados para outra igreja (Matriz), as atividades estão canceladas por tempo indeterminado, até que seja feito os devidos reparos.
Com quase 300 anos, as poucas reformas realizadas vem sendo por longos espaços de tempo, isso faz com que sua estrutura sofra alteração lentamente, pois na história escrita, que se defronta com a contada, contradizem com escritas que muitos historiadores ou pesquisadores não (ainda) tomaram conhecimento.
Outro fato é a polêmica do tombamento, muitos querem outros são contra deixar a autonomia para o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, que é instituição, inicialmente vinculada ao Ministério da Educação e Saúde, está atualmente subordinada à pasta da Cultura, com a atual designação.
A criação da Instituição obedece a um princípio normativo, atualmente contemplado pelo artigo 216 da Constituição da República Federativa do Brasil, que define patrimônio cultural a partir de suas formas de expressão; de seus modos de criar, fazer e viver; das criações científicas, artísticas e tecnológicas; das obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e dos conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. A Constituição também estabelece que cabe ao poder público, com o apoio da comunidade, a proteção, preservação e gestão do patrimônio histórico e artístico do país.
A primeira etapa deve começar nesta quarta-feira, onde será colocado uma espécie de plástico para proteção do telhado onde foi feito uma fenda, dando passagem para o interior da igreja.