Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sexta-feira, 29 de junho de 2012

São Pedro

A festa de São Pedro, o protetor dos pescadores, é uma tradição no município de Vigia, que todos os anos se repete. O ponto alto é a procissão fluvial nas águas do rio Guajará.
 A concentração das barcas é as margens do rio Açaí, em frente a vila de Itapuá. Logo pela manhã ensolarada, que com o passar do tempo, vai esquentando cada vez mais. Mais de 300 embarcações seguem pelo rio Guajará em frente a cidade. O barco que conduz a pequena imagem do santo está dentro de um barquinho, cujo nome é do próprio. O translado vai até a comunidade do Guajará e retorna ao porto de Vigia, onde a imagem é tirada do barco e sai às ruas, acompanhado de bandas de músicas e o povo que o segue.
  O dia 29 para o povo vigiense, não é só de fogueiras e fogos, mas também de muitas orações, agradecimentos e pedidos em promessas. Na maioria são pessoas que tem ligação com pescador, seja filho, marido, primo, cunhado e etc. São pedidos de agradecimentos e pagamentos de promessas atendidas, pedidos de proteção e de muita fartura na mesa, pois o peixe é o principal produto comercializado, gerando emprego e renda e de maior consumo na região.