Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PROMESSEIROS DO CÍRIO



Círio de Nazaré 2012
Da caminhada da fé até a procissão
São vários dias de peregrinação, nas casas, nas ruas, clubes, empresas e nas estradas. Milhões de fieis movimentam a maior festa dos paraenses, é a verdadeira fé em Maria. Braços dados, mãos apertadas completam o calor humano que erradia os corações nesta época.
Começa pelos promesseiros com suas longas caminhadas de fé. Grupos de fieis vindos de várias cidades caminham pela BR 316, eles percorrem centenas de quilômetros, passando dias e noites. São comunidades católicas de Castanhal (74 Km de Belém), Capanema (164 Km de Belém), Bragança (211 Km), Magalhães Barata (160 Km), além de Salinas, Mosqueiro, Santo Antonio do Tauá e muitas outras. As caminhadas se estendem pela noite onde a cada grupo de pessoas é seguido pelo um veículo, que os acompanham na longa trajetória e são auxiliados por voluntários que se alojam em pontos estratégicos, prestando ajuda em todos os sentidos, como, doação de água, alimentos, algum remédio, se necessitar entre outros serviços que são prestados aos romeiros, que chegam a viajar (a pé) por vários dias.   
A cada ano cresce o número de romeiros, promesseiros, católicos, fieis enfim todos os adjetivos levam a uma só, o criador. É a igreja católica, além de ter a universalidade como nota essencial, também tem a verdade como característica intrínseca. Levando e propagando a eucaristia ao mundo.  Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.
A programação do círio se estende por todo ano, mais é no mês de outubro que os principais eventos, contidos na grande festa, acontecem. Na sexta-feira 12, tem o translado Ananindeua-Marituba pela BR 316; No Sábado 13, começa às 5:30 hs. A Romaria Rodoviária, saindo de Ananindeua, às 9 horas, Romaria fluvial, saindo do porto de Icoaraci, chegando à escadinha (Praça Pedro Teixeira) em Belém, de onde sai a Moto Romaria; em seguida, após a missa (18:30), saindo do Colégio Gentil tem a Trasladação, até a Catedral da Sé. No domingo, acontece a procissão do Círio, saindo da Catedral da Sé até a Basílica Santuário.
Durante os percursos tanto da Trasladação como do Círio, há milhares de promesseiros a que vem pagarem a graça alcançada, são diversas as formas de agradecer à virgem Maria, caminhando, de joelhos, com uma casa, em miniatura, na cabeça, carregando livros, uma cruz em fim, dependendo a grandiosidade do milagre.
Abaixo vamos nos encontrar com grandes momentos fotografados por mim, que emocionam a todos. é maior o reconhecimento.