Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FELIZ 2013


ILHA DE COTIJUBA


PRAIA DO "VAI QUEM QUER"

VAI QUEM QUER

escultura em areia

trapiche a ilha

bondinho

ruinas o Educanário
   

Para chegar Cotijuba, se pega um barco em Icoaraci, pelo preço e três reais, a travessia ura em torno de 45 minutos. A ilha que pertence ao município e Belém, em 1990, através de Lei Municipal, a Ilha foi transformada em Área de Proteção Ambiental, fato que obriga a manutenção de sua vasta cobertura vegetal e a proibição da circulação de veículos motorizados, exceto os de segurança e saúde
Cutijuba tem uma área de cerca de 60 km² e uma imensidão de praias que chegam a 20 km. Logo no entro da vila, encontramos as do Farol, e da Saudade – a mais distante e completamente selvagem é a do Vai-Quem-Quer. A ilha vem sofrendo inúmeros impactos ambientais principalmente em sua orla,com a ocupação desordenada e acúmulo de lixo e no interior várias áreas desmatadas. Possui uma infraestrutura rústica, com água retirada de poços artesianos e energia elétrica proveniente de geradores à diesel (24 hs /dia).
As comunidades vivem, basicamente, da pesca e da agricultura de subsistência. O turismo acontece timidamente, nas épocas e julho e no réveillon. O transporte de passageiros é realizado por charretes movidas por tração animal e bondinhos movidos por tratores agrários. Atualmente há um significante número de moto taxistas.