Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

terça-feira, 4 de junho de 2013

MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. 
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. 
Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais; 
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; 
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
A cidade de Vigia de Nazaré também lembrou a data, mas é preciso mais, muito mais. Nossos igarapés, principalmente o da Rocinha, esquecido há décadas pelos nossos governantes, falta conscientização de todo um conjunto (moradores, dirigentes, educadores e nossos administradores. Vigia deveria ser um exemplo de cidade limpa e muito bem arborizada, mais isto, vai ficar apenas no sonho de muitos que querem uma cidade limpa e organizada. As grandes chuvas que aos poucos vão cessando vão deixando as enxurradas e enchentes para traz. Agora com a chegada do verão o sol promete ser “mui caliente”, nossas plantas (para quem tem) vão precisar de muita água.
 A histórica Vigia de Nazaré vem sofrendo há anos a invasão nos grandes manguezais, fazendo com que a pesca do garanguejo fique cada vez mais escassa. Sem contar com o tamanho da espécie, que vem diminuindo lentamente. Isso me lembra o suculento “Siri”, que vem sumindo do prato do vigiense, pois pouco se vê.
   Nossa floresta está sendo explorada desordenadamente e, o pior, ilegalmente, são uma imensidão de hectares todos os dias sendo devastado, muito deles para instalação de grandes hidrelétricas e milhares de moradias, as vezes, sem o estudo adequado do solo, sem falar nos grandes depósitos de lixo a céu aberto, muitos deles próximos de rios e igarapés. “O mundo precisa de você”: Unidos contra as mudanças climáticas. Ele reflete a urgência de que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.
Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.
Em linha com seu forte engajamento nas questões ambientais, o México é um dos países que mais contribuiu com a campanha 7 Bilhões de Árvores, desenvolvida pelo PNUMA.http://www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese
Para finalizar peço: Plante uma árvore, separe o lixo (vidro, plástico e papel), não jogue entulho nas ruas, quanto podar uma árvore, comunique a limpeza pública, para retirar os galhos e folhas, coloque o lixo no saco fechado em frente a sua casa na hora da coleta e leve o papel da bala para jogar na lixeira de casa, evite jogar quaisquer resíduos sólidos (domiciliar) nas ruas: são aqueles gerados nas residências, porém, nesse tipo de resíduo podem ser encontrados restos de alimentos, resíduos sanitários (papel higiênico, por exemplo), papel, plástico, vidro, etc. Atenção: alguns produtos que utilizamos e descartamos em casa são considerados perigosos e devem ter uma destinação diferente dos demais, preferencialmente para locais destinados a resíduos perigosos. Por exemplo: pilhas e baterias, água sanitária, desentupidor de pia, limpadores de vidro, fogão e removedor de manchas, aerossóis, medicamentos vencidos, querosenesolventes, etc..

Se começarmos a nos “policiar”... A partir daí, teremos um planeta bem melhor!
Alagamentos na grandes chuvas




Praia aparentemente limpa

Fauna em extinção 

Pesca artesanal

manguezais