Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Papa Escritor, Decadência da Vigia
(01) descobrimento e Fundação. Muitos amigos me pedem e aqui vai curta explicação. Um bom dicionário esclarece: descobrimento ou achamento é o “ato de... descobrir (algo), revelando uma coisa de que não se tinha conhecimento.” Fundação é o “ponto de partida para funcionamento” de algo, ou seja, o começo de uma atividade organizada (cidade, clube, academia, por exemplo).
Na História, descobrimento é chegar a um lugar desconhecido, ou por ele passar sem conseqüência. E Fundação, início de um trabalho na terra descoberta ou começo de colonização.
Os espanhóis foram os primeiros a passar na costa Norte. Os portugueses, em 1498, com Duarte Pacheco Pereira, o que pode provar o descobrimento do Brasil pela foz do Amazonas, onde estava a aldeia de Uruitá, na Taba do Pará, hoje Vigia de Nazaré.
Em 1613, os franceses vieram de São Luis do Maranhão ao Pará, para fundar algo. Passaram, apenas passaram por Bragança, Vigia (23 de agosto!) e Belém. Tiveram de volta logo a São Luis e foram derrotados pelos portugueses. Eles não fundaram nada no Pará. Portanto Bragança festejar fundação, está errado. E a data errada também. Não foi a 8 mas sim a 17 de julho. E o povão, lá, exige que a Câmara conserte a topada.
Nossa Vigia guarda seu BOULEVARD (= Avenida) Melo Palheta, lembrando os franceses com seus bulevares.
Nós devemos festejar, dia 6 de janeiro de 2016 (seis dias antes de Belém), a primeira fundação do Pará, pelos portugueses. Por isto é que, desde os antepassados, se diz: A Vigia é mais antiga que Belém.
(02) Ronaldo Maiorana (o Lib, 14/7): o Papa “recusou a limusine e preferiu andar no ônibus com os demais cardeais. Carregou suas malas e pagou do próprio bolso, a hospedagem... Você imagina um político pagar do próprio bolso uma hospedagem a serviço?”
(03) As Prefeituras receberam, no 1º semestre, 20% a menos que no ano passado. Pergunta-se: Será que Rio, SP, Minas e Brasília foram penalizados desta maneira brutal? Enquanto isso, Manaus vê dois estádios se embelezarem “a peso de ouro”.
Já nosso Mangueirão e o Hotel Hilton, aí!, nem um só participante da Copa 14 procurou ou desejou. (Está no Reporte 70, de 21/7).
(04) O Aeroporto de Belém precisa de reparos. Haverá verbas? Já o de Brasília, tem uma empresa que o ajeita pela bagatela de 1 Milão por dia. Como é bom ser brasileiro do lado de lá! () O Lib, de 17/7 – Bernardino Santos).
(05) Trânsito avacalhado, Barulheira perturbando a cidade, adultos e moleques assaltando até a luz do dia... A prefeitura não pode resolver sozinha. E portanto não pode levar toda a culpa. Câmara Municipal, Juizado e Polícia têm que trabalhar unidos. É a sociedade que pede. É o cidadão honesto que exige.
(06) Dia do Escritor (25 de julho) e Dia do Historiador (29 de agosto) passaram em branco. Os 400 anos de passagem dos franceses por aqui, igualmente. A glória da Vigia repousa também nos grandes escritores, como o Barão de Guajará, Vilhena Alves e Teodoro Rodrigues. O Barão é considerado o maior historiador paraense! De que serve se as escolas esquecem e o povo não lembra? Sinal de perigosa e dolorosa decadência intelectual. Ou não?    

Por José Ildone, poeta e membro da Academia Paraense de Letras (cadeira 31)    
Portugueses chegando no Pará