Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CÍRIO 316

O Círio da Vigia de Nazaré é o mais antigo do Pará, é a manifestação do culto nazareno mais antigo do Estado. Os primeiros informes sobre o culto datam de 1697, ou seja, desde a colonização portuguesa. A lenda do Círio vigiense confunde se com a do Círio de Belém. Vigia de Nazaré evoca o pioneirismo. Plácido, o caboclo que encontrou a Imagem da Santa teria sido vigiense. Polêmica que alimenta todo ano a verdadeira festa da fé.
Outra versão é de que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré encontrada por Plácido em 1700 às margens do igarapé do Murutucu, ali tivesse sido deixada por um viajante da estrada do Maranhão que se dirigia para Vigia.
É no segundo domingo de setembro que milhares de romeiros vêem à Vigia para saudar a Virgem de Nazaré, apesar de que, o primeiro culto do ano, é para Nossa Senhora das Neves, a padroeira dos vigienses que acontece no dia 5 de agosto.
Mas é no mês de setembro que a cidade lota, ou melhor, transborda
 De tantos fiéis a nossa mãe. Centenas de vendedores invadem a cidade com suas mais variadas mercadorias, toma conta das ruas e nas frentes das duais principais igrejas a Matriz e da igreja de Pedras, são brinquedos industriais e artesanais, camisas, bonés, fitinhas, além das iguarias que não pode faltar como o tacacá, pato no tucupi, maniçoba entre outras de dão água na boca.

Para finalizar, não importa a origem da verdadeira história, o certo é que todos os anos, milhares de pessoas vêm à Vigia para presenciar e fazer parte do Círio. São mais de três séculos de tradição e veneração á Nossa Senhora. A história da Vigia de Nazaré estaria incompleta sem esta festividade que se repete a cada ano, mantendo acessa a chama da fé do povo vigiense.