Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

domingo, 1 de maio de 2016

1º de Maio

História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
 É um feriado nacional e também dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
foto reprodução internet

 A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores, e após dois dias dos acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes.

Tal acontecimento revoltou os trabalhadores. No dia 4 de maio, num conflito de rua, resultou nas mortes de policiais e protestantes. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Então se criou o Dia Mundial do Trabalho, comemorado em 1º de maio.