Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

tapetes do Corpus Christi


Corpo de Cristo

Corpus Christi ou Corpo de Cristo. É uma comemoração religiosa da Igreja Católica, quando é celebrado o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Sempre após 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade é realizada a grande festa de Corpus Christi.

 

Tapetes feitos de serragens e areia coloridos ornamentam as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi. Um trabalho feito a mão por varias pessoas, usando da criatividade, dedicação e amor a Jesus Cristo. A confecção dos tapetes começa logo cedinho da manhã, ou na noite do dia anterior. Nas ruas e avenidas por onde milhares de fieis acompanham a procissão estão os vários símbolos e cenas da fé católica, como: Cálice de vinho, a cruz, o pão, bíblia entre outros.

 

Durante o dia são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhado pelos fiéis de cada cidade brasileira e em muitos países.

Corpus Christi, sem dúvida, é uma das datas mais emblemática da Igreja Católica, celebrada sempre em uma quinta-feira, como manda a tradição, traduz o sacramento da Eucaristia que transmite a morte e ressurreição de Cristo e a última Santa Ceia, na qual é consumidos o pão e o vinho, simbolizando o copo e o sangre de Cristo respectivamente.

  

 Comemorar a tradicional procissão, ainda, na pandemia da Covid-19, onde vivemos dias incertos, mesmo com milhares de pessoas já sendo vacinadas... É um dos grandes desafios para a Igreja Católica, sendo este o segundo ano que segue com regime restritivo. Sabemos a festa eucarística requer um ritual que lhe é peculiar, atraindo uma multidão de católicos e cristãos. Porém seguem-se os protocolos cujas medidas proíbem aglomerações e exigem o distanciamento social, tais condições seriam difícil de evitar.

 

Neste Dia o governo federal torna ponto facultativo, ou seja, não obrigatoriamente será feriado. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

foto reprodução apostolado a fé católica


Nenhum comentário:

Postar um comentário