Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

tapetes do Corpus Christi


Corpo de Cristo

Corpus Christi ou Corpo de Cristo. É uma comemoração religiosa da Igreja Católica, quando é celebrado o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Sempre após 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade é realizada a grande festa de Corpus Christi.

 

Tapetes feitos de serragens e areia coloridos ornamentam as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi. Um trabalho feito a mão por varias pessoas, usando da criatividade, dedicação e amor a Jesus Cristo. A confecção dos tapetes começa logo cedinho da manhã, ou na noite do dia anterior. Nas ruas e avenidas por onde milhares de fieis acompanham a procissão estão os vários símbolos e cenas da fé católica, como: Cálice de vinho, a cruz, o pão, bíblia entre outros.

 

Durante o dia são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhado pelos fiéis de cada cidade brasileira e em muitos países.

Corpus Christi, sem dúvida, é uma das datas mais emblemática da Igreja Católica, celebrada sempre em uma quinta-feira, como manda a tradição, traduz o sacramento da Eucaristia que transmite a morte e ressurreição de Cristo e a última Santa Ceia, na qual é consumidos o pão e o vinho, simbolizando o copo e o sangre de Cristo respectivamente.

  

 Comemorar a tradicional procissão, ainda, na pandemia da Covid-19, onde vivemos dias incertos, mesmo com milhares de pessoas já sendo vacinadas... É um dos grandes desafios para a Igreja Católica, sendo este o segundo ano que segue com regime restritivo. Sabemos a festa eucarística requer um ritual que lhe é peculiar, atraindo uma multidão de católicos e cristãos. Porém seguem-se os protocolos cujas medidas proíbem aglomerações e exigem o distanciamento social, tais condições seriam difícil de evitar.

 

Neste Dia o governo federal torna ponto facultativo, ou seja, não obrigatoriamente será feriado. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

foto reprodução apostolado a fé católica


Editorial


Editorial set 18
Em todos os conteúdos inseridos neste INFORMATIVO, de número 98, nada se falou da atual política que tramita no País, ou seja, das eleições que acontecerá no dia 7 de outubro. O primeiro domingo do mês, quando todos os brasileiros (eleitores), vai às urnas decidir o futuro, de mais quatro anos, do nosso querido Brasil varonil.
Não quero ser hipócrita aponto de dizer: - “Tô nem aí”, mas assim como milhões de patriotas, me preocupo com quais políticos o nosso País vai ser dirigido. A pesar que, é minha opinião, de muitos, destes candidatos, já estejam na hora de “largar” a política, e deixar novos pretendentes a se ariscar, a um cargo público. O Brasil precisa de uma renovação urgente, na política.
As especulações são tantas. Não mencionarei nenhuma, aqui. Mas uma coisa pode se elogiar: as campanhas são poucas, e em ritmo respeitoso com a população, refiro-me a barulheira, e meus ouvidos agradecem pelo silêncio, principalmente nas horas do descanso. Seja vespertino ou noturno. Pois o silêncio ajuda a refletir, fazer uma análise, e escolher, sem titubear, os de sua preferencia. Esse é o lado bom.
As discursões e debates são válidos... Mas intrigas e brigas não resolve o que é de “melhor” para os brasileiros. É preciso ponderação e raciocínio, para que não aja arrependimento no futuro. É importante observar os erros de quatro anos, e não repitamos os mesmos no futuro. Seja consciente! Vote certo. um erro pode prejudicar toda uma nação.
  
 

coluna do Ildone


Ildone outubro 2018 -
CÍRIO, DIA DO PROFESSOR E DO MÉDICO, VISITA, ELEIÇÃO

(1) PASSOU A MAIOR FESTA VIGIENSE e ficaram as preocupações: - Antigamente o LARGO DA MATRIZ (ARRAIAL) era para os fiéis. Hoje, as bujigangas eletrônicas e baiúcas não deixam a massa cristã ver de perto sua imagem Milagrosa Querida descer da Berlinda e abençoar os devotos e as vibrações continuam por 15 dias com certeza prejudicam a estabilidade do templo construído a quase 300 anos o já pequeno Largo virou uma feira comercial andar pela única Rua Lateral é quase impossível e pensar que eu largo e até a beira tocar Ela mensagem. Força para um amigo católico inteligente transferir brinquedos e baiucas para o espaço cultural cobrando a paróquia suas taxas normais o trânsito de veículos no Boulevard Melo Palheta seria bloqueado a noite passagem livre para o ir e vir dos pedestres controle polícia bombeiro demutran no Arraial Sol Palco para apresentações musicais avisos a comunidade desde julho de 2019 para Ir acostumando os fiéis a competência dinâmica comissão do Círio a de reunir e avaliar a proposta do meu amigo.
Não tema anos atrás saiu impresso um belo caderno com a prestação de contas da festividade Parabéns prestar contas é um bom exemplo também no âmbito religioso.
YouTube no tema ainda você prezado leitor leu no Jornal O Liberal de 14 dos 10 de 2018 domingo a referência desrespeitosa a imagem de Nossa Padroeira e que saiu o Síria pergunta era preciso que dona amizade banda larga Basílica descrevesse de maneira irreverente os defeitos da imagem venerada Naves de Nazaré exatamente onde o Círio começou em polêmica pelos jornais da capital provei a esta Madame e aos leitores paraense que festividade e Sírio são inseparáveis que já existiu aqui antes de 1697 fazer o que ainda acontece na cidade velha Catedral O problema é só conhecer de ouvir de ouvido e não estudar ler a famosa crônica do padre bettendorf europeu que relatar 1697.
Depois disso a empresa seria a inteligência belemense afirma:
O primeiro Círio aconteceu na vigília em Nazaré mas a Sadia filosofia tristan Infelizmente nem sempre desenferruja certas cabeça três.s
Dia do professor dia do Médico 15 18 de outubro ambos preciso de muita leitura muito estudo honestidade e disposição para ser ótimos profissionais e conhecidos pela sua comunidade ambos na sua atuação diária preciso dessa Preciosidade que só os idiotas desconhece o silêncio o mesmo silêncio que ajuda o estudante a raciocinar e o enfermo e a repousar e os idosos a descansar em dois aparelhos de uma longa vida.
Professor médico estudante doente e idosos odeio propagandas Barradas caixas de música berrando nas casas e calçadas batucadas de estouro de pistolas motos em Barreiros até fala solo em alto som seria nossa cidade esquecido respeito a este ato de civilidade?
Este jornal pode estar sendo Lido quanta proposta e agressividade sorriso brabeza e até facada Só espero que Deus tenha piedade do Brasil ângulos dos preguiçosos corruptos bocais e mal intencionadas afinal não fala que Deus é Brasileiro?

Speechnotes :) https://speechnotes.co