Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Dia da mentira

Mentira!
Hoje é o Dia da mentira, mas há quem nem tá ai para data, menti todos os dias do ano. a mentira é, segundo estudiosos do comportamento humano. A mentira como um comportamento humano que faz parte do cotidiano. Podendo aparecer como uma necessidade para o convívio social. Também, a mentira pode ser vista como uma forma de fuga de algum problema. Mas no contexto social está associada à imoralidade.

São muitos estudiosos e escritores com ideias divergentes sobre o assunto “mentira”. Impossível diferenciar dois tipos de mentiras: a “boa” – socialmente aceita, inócua, não prejudica outras pessoas, e a “ruim” – é usada para tirar vantagens, vista como imoral e que prejudica outras pessoas.
Outros estudiosos sugerem que a mentira é qualquer comportamento com o único fundamento de dar informações falsas, enganar, privar da verdade e prejudicar o outro.

Tecnicamente a fala em geral é um comportamento operante, pois o ouvinte responde aos estímulos verbais do falante e esse por sua vez comporta-se verbalmente ao estímulo do outro, além de torna-se também ouvinte ao comportamento verbal de outros. A mentira ocorre quando não há uma distinção na correspondência entre o comportamento verbal e comportamento não verbal, o que foi dito e o que foi feito.