Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 17 de junho de 2021

A comunicação sem alma!

 As redes sociais são as mais usadas, principalmente, por serem gratuitas, e além de atingir o grande público tem acesso livre para qualquer idade.

foto montagem internet


A comunicação digitalizada (sem alma)

Todavia conhecemos os benefícios dos meios modernos de comunicação, pois a tecnologia dos dias atuais nos favorece dando-nos maior facilidade a nos aproximar, mesmo que, “virtualmente”, com as pessoas. Seja um membro da família, um parente distante, um amigo que mora no exterior, além dos inúmeros contatos comerciais no dia-a-dia.

São os aplicativos instalados nos aparelhos celulares, iphones, tablets, notebooks entre outros usados no cotidiano. Aí com as plataformas digitais disponíveis e na maioria grátis, a vontade de comunicarmos, de expressarmos nossas ideias, opiniões, anseios dá oportunidade a todos os internautas a aplicar, literalmente, a Liberdade de expressão.

Com todos os seguimentos de plataformas digitais, criadores e consumidores utilizam os mais variados modelos que permite a conexão com pessoas de todo mundo buscando e interagindo ideias, valores e informações. Neste meio termo, algo lúdico promove o entretenimento, principalmente, das crianças e idoso. Sim! O pessoal da “melhor idade” se diverte com o mundo digital também, porque não?! Seja nas redes sociais, com as chamada de vídeos, muito usado durante a pandemia do novo coronavírus para a “aproximação” com as pessoas amadas.

E as crianças, viajam nos joguinhos, tem muitas que só comem com o smartphone por perto, ou melhor, dizendo, na frente dos olhinhos. São os jogos educativos e divertidos, também muito acessados os vídeos infantis, na maioria desenho de bichinhos e animais.

Os jovens são os que mais usam os aplicativos de relacionamento virtuais, mas uma grande fatia da população, em geral usam as redes sociais de forma profissional e utilitária. Contudo os E-Mails, Blogs, Startups, eBooks, sites e outros tantos que existem e virão não mais utilizados por empresas e instituições publicas e privadas.

As pessoas de negócios, empresas: pequenas, medias ou grandes não prosperam sem essas ferramentas disponíveis no universo digitalizado.

As redes sociais são as mais usadas, principalmente, por serem gratuitas, e além de atingir o grande público tem acesso livre para qualquer idade. Mas é indispensável, ter a atenção redobrada, quando se trata dos pequeninos, pois desde cedo já estão munidos de um belo smartphone, presenteado pelos pais corujas. Entretanto a cada passo dado, a tecnologia atinge a maioria das crianças e os pré-adolescentes. Exige cuidados redobrados na família.

Certo! A comunicação na era cibernética ficou mais acessível à todos, as pessoas procuram cada vez mais os últimos lançamentos de celulares com tecnologia de ponta e muitas novidades, oferecendo praticidade e agilidade, muito exigido no mundo de hoje, como leitor de QR code, leitor de código de barra, sensor por aproximação, reconhecimento facial ou por biometria e por aí vai...

Porém, mesmo com tanta tecnologia, em se tratando de comunicação, muitas das vezes não nos comunicamos, é vero! Não me refiro às inúmeras falhas no sinal da internet, nem tão pouco quando o aparelho celular descarrega, mas sim, na falta de comunicação das pessoas. São os emojis ou os banners virtuais, que muita das vezes, falam por você, por se mais fácil e prático? Porém vazio e sem alma, sem sentimento.