Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 5 de maio de 2022

IGREJA DA MADRE DE DEUS

 IGREJA DE NOSSA SENHORA DA MADRE DE DEUS



Em Vigia tem a igreja da Madre de Deus, ou Igreja Matriz, com também é conhecida. O acervo foi tombado a partir de 1985, por sua importância cultural, pelo Conselho Consultivo da SPHAN, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.


O patrimônio de influência portuguesa ainda conserva traços originais. São lindos os afrescos e as pinturas em tela, com molduras douradas que contam conta a vida de Nossa Senhora localizado na parede de fundo da sacristia e o Cristo crucificado, do século XVIII.

Parede da sacristia.


Assim é parte de seu acervo. Embora com o tempo, muitas peças sagras sofreram desgastes, e muitas delas não existam mais. Falta de conservação ou descaso do IPHAN? as características originais vão se perdendo e a história sendo esquecida. Visto que o patrimônio material precisa existi para ser lembrado.

Teto da sacristia, dificil esconder as marcas do tempo.


 A Igreja de Nossa Senhora da Madre de Deus ostenta 22 colunas nas laterais de origem toscana, umas de suas qualidades. Construída no XVIII com porte de catedral. Talvez a única no Brasil com estas características, além da grande e tradicional procissão do Círio de Nazaré que sai e retorna com a berlinda que abriga a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.