Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Cirio de Santa Isabel de portugal

 Círio de Santa Isabel de Portugal 2021

Foto Tito Miranda


O município de Santa Izabel do Pará, nordeste do estado, realizou nesta manhã de domingo (04.07.2021) o Círio de Santa Isabel de Portugal. A edição de numero 76 vem com o tema: “Sozinhos não dá, só dá com a família, em comunidade e com Santa Isabel”.

No segundo ano consecutivo as comemorações das festividades do Círio de Santa Izabel vêm acontecendo de formas diferentes, por conta da pandemia do Covid-19. “Círio de Santa Isabel, providência que Deus permitiu, neste ano, de 2021 celebrasse esse Círio no formato novo, assim como nos permitiu as unidades sanitária do nosso Município”, pontuou o Padre Ruzével Ferreira, em entrevista ao Jornal Cabano.

“Estamos muito felizes, apesar de todas as dificuldades por conta da pandemia do novo coronavírus, que ainda existe e requer todos os cuidados. Nós tentamos mostrar a população, ao povo cristão nossa demonstração que a fé é inabalável, a pesar de todos os desafios, realizamos um belíssimo Círio.” Enfatizou o Prefeito de Santa Izabel do Pará. Continuou, “Se nós não podemos fazer uma longa caminhada, como sempre fazemos em anos anteriores, mas hoje, fizemos uma belíssima carreata e uma santa missa”.  “Pois é isso que importa, o sentimento, e a sensação de que juntos podemos mais. Juntos. Jamais só: Juntos em comunidade, juntos em família, juntos com Santa Isabel e Santa Izabel do Pará”. Finalizou Evandro Watanab.

Uma grande carreata encerrou as festividades em homenagem a padroeira dos izabelenses. A imagem peregrina de Santa Isabel de Portugal percorreu, em carreata, as principais ruas e avenidas da cidade de Santa Izabel do Pará seguida por centenas de veículos entre motos, carros, além de ambulâncias, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal fazendo parte da logística do certame.

Devido a pandemia da Covid-19 as romarias seguiram o mesmo modelo do ano anterior. Mascara foi o item principal para os devotos que participaram dentro de seus carros e também alguns fiéis que se concentraram em frente a Matriz, além dos visitantes que aproveitaram o evento para o encontro de parentes e amigos nesta época de fé e confraternização.

“A fé que nos move, apesar de toda esta pandemia, não é só em Santa Izabel, mas no Brasil e no mundo. Mas superamos principalmente com Deus acima de tudo. Hoje vemos muita gente nas ruas buscando na Santa Isabel a Fé e a esperança. Não devemos nunca desistir. Não adiante julgar, o importante é fazer”, disse o senhor Carlos Augusto devoto de Santa Isabel participa das festividades há 40 anos.

“Acompanho o Círio desde criança... Tem gente falando que acompanho a santa de barro, mas isso, não tem nada haver! O que vale é a fé da gente, respeito com o povo e a religião de cada um. Apesar de muita gente querer ver o mau da gente, a gente triste, hoje é um dia de muita alegria, paz e confraternização entre as famílias” enfatizou seu Raimundo Nonato.

“Nosso grupo “Suco na Trilha”, vem acompanhando o Círio há décadas, estes últimos vem sendo num formato diferente, por causa da pandemia do novo coronavírus. Somos a terceira geração, mas participamos todos os anos, não só o de Santa Izabel, mas também de Belém, Hoje assistimos a missa no Antônio Lemos, acompanhamos todo o percurso do Círio e chegamos até a Igreja Matriz, onde terminou a carreata. Então já é uma tradição familiar”. “Apesar de termos que usar mascara e ao mesmo tempo pedalar, há uma dificuldade com a respiração. Mas com fé e devoção tudo é superável”.  Detalhou Jeany representado o grupo de ciclistas de 15 pessoas.

Após a missa (7 horas) no centenário Colégio Antônio Lemos a imagem seguiu pelas principais ruas e avenidas de Santa Izabel do Pará em carreata, por recomendação sanitária, obedecendo ao decreto municipal. Centenas de carros e motos acompanharam o cortejo. A procissão chegou a frente à Igreja Matriz, no centro da cidade, pouco antes das 10 horas. Quando O padre Ruzével acompanhado do Prefeito Evandro Watanab e comitiva cumprimentaram, com gestos, todas as pessoas, dentro de seus veículos, participantes do certame.

Muitas pessoas que não puderam acompanhar o cortejo em carreata ficaram em frente de suas casas a espera da procissão passar, para saudar A padroeira Santa Isabel de Portugal.https://www.jornalcabano.com/

Falando de coronavírus e as vacinas

 

Ultimas noticias da Covid-19

By Tito MIranda


Foto reprodução internet.


Como em tão pouco tempo, em menos de 1 ano, algumas vacinas contra Covid-19 foram aprovadas e começaram a serem aplicadas em vários países. Para muitas pessoas, mesmo as vacinas contra o Sars-Cov-2 passarem por estudos rigorosos, uma boa parte da população mundial ficou ou ainda sente-se desconfiada sobre a sua eficácia.

Das mais de cem vacinas que foram surgindo, menos da metade foram aprovadas em tão pouco tempo. Antes, a mais rápida foi a caxumba, que levou (4) quatro anos ser pronta (1960), nesta época as fases de testes eram lentas e com pouca tecnologia. E a Ebola que durou (5) anos para surgir.

Iniciou-se então uma corrida entre centenas de laboratórios, fazendo com que os mais novos no ramo científico batessem esses recordes. Cuja necessidade foi de combater a maior pandemia da atualidade, o novo coronavírus, que não se ouvia falar, desde a gripe espanhola no inicio do século passado matando mais de 1,5 milhão de pessoas e segundo as autoridades científicas não há tratamento específico até o momento.

A urgência atual fez com que governos e entidades privadas não medissem esforços para custear os trabalhos de cientistas. E com isso surgiram mais de 70 empresas farmacêuticas envolvidas na descoberta de uma vacina contra a Covid-19.

Falarei mais no próximo artigo;
 Fonte Internet