Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

domingo, 8 de março de 2020

Dial da MULHER


DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Março NÃO tem só o dia da MULHER, também tem a Campanha Março Lilás, refere-se a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, pois a doença é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Em VIGIA a Campanha liderada pela Secretaria Municipal de Saúde teve inicio oficial na Câmara Municipal - Palácio “Trem de Guerra”, na última sexta-feira (8). Durante  todo o mês, a Campanha de conscientização e prevenção será intensificada nos quatro cantos do Município a população feminina.
No Brasil, segundo o INCA, o câncer de uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer colorretal. Atinge majoritariamente mulheres na faixa de idade dos 45 aos 49 anos, sendo que a maior incidência é na região Norte do país. 
A profilaxia do câncer de colo de útero é feita, principalmente, por prevenção do HPV. As medidas envolvem prática de sexo seguro, realizar o exame papanicolau anualmente e se consultar com médico ginecologista, oncologista e clínico geral regularmente.  
Apoio Informativo cabano  -  Fonte internet.