Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

O Carnaval


O Carnaval

“Quanto riso. Oh! Quanta alegria!”, é o carnaval, a festa milenar tradicionalmente popular.
Carnaval, “Carnis levale”, que significa  “retirar a carne”, do Latim.  Acredita alguns estudiosos, na antiguidade, que a festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, porque em seguida leva os fies ao jejum da quaresma.
Foi na Babilônia que possivelmente originou o que conhecemos como Carnaval, onde eram realizadas as Sacéias, uma celebração em que um prisioneiro assumia, por alguns dias, a figura do rei, vestindo-se, alimentando-se dormindo com suas esposas. Ao final, ele era chicoteado e enforcado ou empalado. Outro rito realizado pelo rei, no momento de comemoração do ano novo na Mesopotâmia (no templo de Marduk). O rei perdia seus poderes, e era surrado na frente da estátua de Marduk. Tal humilhação demonstrava a submissão do rei à divindade.
Em comum, as duas festas está ligada ao Carnaval, era o caráter de subversão de papéis sociais: a transformação temporária do prisioneiro em rei e a humilhação do rei frente ao seu deus. Como os homens vestem-se de mulheres entre outras práticas semelhantes, é associável a essa tradição mesopotâmica.

Bloco Fenômeno Azul


Bloco Fenomeno Azul

O Bloco Fenômeno Azul, fundado em 05/05/2019, mas a festa de lançamento ocorreu no dia 17/ 11/ 2019, no Bar das Mangueiras com a participação de Marcelo Mais e Banda e Cantor e compósito Neco da Vigia. O mais recente evento do Bloco aconteceu no dia 26/01/2020, nos Dois Corações, com a participação exclusiva do Pop Star Wanderley Andrade, oficializando o 1º grito de carnaval. O Bloco Fenômeno Azul está chegando para marcar sua história no carnaval vigiense, trazendo uma Mega estrutura em seu primeiro desfile no corredor da folia. Paredão, o Mascote "Leão Malino”, show pirotécnico e um lindo abadá ostentando na frente a frase: Eu Vigia, são alguns detalhes atrativos do “Fenômeno Azul”. Coordenação: Roberto (Carlota), Eduardo (Tor), Adan, Alan e Lia.