Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

2020, 0 Ano Down

2020 o Ano Down


Desde que iniciou o Ano 2020, muitas acontecimentos inusitados ocorreram no Brasil e no mundo, a começar logo em JANEIRO, veja:

- A morte de Qassem Soleimani, um dos homens mais poderosos do Irá, através de um bombardeio americano no aeroporto de Bagdá, ainda no funeral do General, um grande tumulto causou a morte de mais de 30 pessoas.

- Austrália enfrentou a maior temporada de incêndios da sua história. Especialistas acreditam que aproximadamente 1 Bilhão de animais morreram carbonizados numa área de 11 milhões de hectares de floresta.

- No Brasil o Ministério da Agricultura interdita a cervejaria Backer após casos de intoxicação.

- Crise de água no Rio de Janeiro, moradores reclamaram da qualidade da água que saia da torneira, apresentando gosto e cheiro ruins.

- Barragem de Brumadinho completa 1 ano e familiares e moradores lidam com as mortes de 259 pessoas e 11 desaparecidas, após um ano.

- Morre o ídolo do basquete norte-americano Kobe Bryant, a filha Gianna, de 13 anos, e mais 7 tripulantes, em um acidente de helicóptero na cidade de Calabasas (California).

- Mortes de 55 pessoas, 30 mil desabrigados e mais de 100 municípios entraram em estado de emergência por causa das chuvas em Minas Gerais.

- Coronavírus – No dia 30 de janeiro, a OMS anuncia emergência de saúde pública internacional. Mais de 200 pessoas morreram na China, e em todo o mundo, eram de 9,8 mil casos confirmados de contaminados (os dados se referem ao dia 31 de janeiro). No Brasil, em 29 de fevereiro, confirmou-se a suspeita de nove casos nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, e de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.

Hoje só no Brasil, até o fechamento desta matéria, o #informativocabano confirma através do boletim do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) (13/08), a noticia do registro de 105 mil mortos do covid-19 e mais de 3 milhões de casos confirmados, desde o inicio da pandemia, ficando atrás  dos Estados Unidos.

Os acontecimentos tenebrosos estão acontecendo desde os primeiros dias do ano.

Não é fácil para quem planejou um ano de realizações, metas, empreendimentos e projetos. Já consumimos sete meses, praticamente, o assunto “Coronavirus, Covid-19”, continua sendo a manchete principal. Sem citar os reflexos que a pandemia vem causando em muitos países.

Ainda que o otimismo paire nas sombras dos lares com a notícia de descobertas de vacinas, muitos lamentam as perdas e tantos tentando superar as dores difíceis da curar, sem perder as esperanças. As lágrimas aos poucos vão diminuindo, porém as cicatrizes ficam para sempre.

Há relatos de quem contraiu o vírus, estava assintomático, ou seja, sem os sintomas da Covid-19. Não precisou ficar em hospital, os cuidados, a alimentação e repouso ocorreu-se em casa.

Porém, outros precisaram ser entubados (receber o respirador mecânico), passaram dias, semanas. Muitos receberam a cura e voltaram para suas casas, sob os aplausos de funcionários dos hospitais... Em contrapartida, outros, não conseguiram e sem velório e despedidas foram enterrados imediatamente.

- Lembrando que pessoas que superaram a doença não estão blindadas, pois o Vírus ainda não tem remédio, não tem uma vacina eficaz e não está comprovado cientificamente que a doença não voltará – Mas isso é outro assunto, que irei falar em novo artigo.

O sofrimento da família, dos amigos de não poder fazer um velório digno de um ente querido, dói mais que a própria morte. Assim foram as ordens da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

 

 

 Mesmo que a pandemia venha nos proibir de abraçar a quem gostamos, apertar a mão de um amigo, ou, frequentar as ruas, os bares, festas [...] não sabemos até quando. Nas igrejas, ou em quaisquer outros templos, louvar a Deus, ainda é restrito as possibilidades. O jeito é pedirmos a proteção Divina em nossas casas.

Muitas datas comemorativas já se passaram, como: Aniversários, Dia das Mães, Corpus Christi, São Pedro, São João, Santo Antônio, Festival de Parintins, Jogos Esportivos, Olimpíada, entre tantos outros eventos tradicionais tão festejados... Ficaram apenas na lembrança.

Mas atualmente, após cinco meses, temos momentos preciosos para comemorar: A abertura gradativa do comercio, dos templos religiosos, o fim do “Lochdown” e aquele terror psicológico de sairmos às ruas acabou, nos devolvendo a autoestima de vivermos a esperança de dias melhores. E, mais motivos surgem. Estamos superando os traumas do passado, são as noticias de descobertas da vacina, e não é só uma, são várias, há pesquisas em andamento nos países de primeiro mundo já em face de testes.

Contudo, devemos “não voltar ao passado”, mas continuar nos policiando nas atitudes recém adquiridas sob os comandos impostos de “distanciamento social”, “higienização das mãos”, uso de álcool em gel, evitar locais com aglomeração de pessoas, entre outros é “usar mascara” ao sair de casa. Tais medidas de prevenção vão nos garantir o bloqueio ou a diminuição de contaminação pelo novo Coronavírus, causador da Covid-19, que, infelizmente, ainda, continua circulando entre nós.

EVENTOS CANCELADOS PELA COVID-19

 

CORPUS CHRISTI

A Paróquia de Vigia de Nazaré comunica à população e toda a região o cancelamento da Tradicional Procissão de Corpus Christi que aconteceria na quinta-feira, dia 11 de junho de 2020 devido a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). No entanto, o Vigário de nossa paróquia Padre Charles sairá com o Santíssimo em carro aberto pelas ruas da cidade após Santa Missa, que acontecerá às 17 horas, na Igreja Matriz, seguindo o mesmo modelo do que foi apresentado no dia 31 de maio.

Veja o Itinerário: Rua Profa. Noêmia Belém >  Rua. Padre José de Sousa > Rua. Duque de Caxias > Trav. Generalissimo Deodoro > Av. João Paulo ll > alameda w2 > Av. Tancredo Neves > Av. Dr. Marcionilo Alves >  Trav. São Francisco >  Trav. Vilhena Alves >  Rua. Magalhães Barata > passagem Natal > Av. Santana de Medeiros > trav . da Pedreira > Trav. Tauriano Gil de Sousa > Trav. Diogo Holanda > Rua sete de Setembro >  Rua São Braz  > Trav. São Sebastião > Av Justino Barroso > Rua Profa. Noêmia Belém > Trav. Vilhena Alves > Av. Barão de Guajará > Av . Dr. Marcionilo Alves >  Rua de Nazaré até a igreja Matriz.

Há alguns meses atrás a Diretoria das Festividades da Paróquia de Vigia de Nazaré vem fazendo drásticas alterações em seus eventos, como na Semana Santa que envolve várias atividades, como: “O Encontro”. Agora é a vez da tão esperada festa de Corpus Christi, tradição secular. Mas diante deste quadro que estamos vivendo, foram feitas algumas mudanças. Precisamos ser obedientes ao que a Organização Mundial de Saúde nos orienta, não teremos a procissão, e também as confecções de tapetes de serragens coloridas. Quanto as ornamentação em frente às residências devem fazer parte da Festa, mas  com toda certeza o dia 11 de junho será bem celebrado pela nossa paróquia através de lives  pelo facebook e da Rádio Mater Dei da Paróquia de Senhora de Nazaré, onde estaremos presentes espiritualmente, comenta a equipe organizadora.  

Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".