Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sábado, 9 de julho de 2022

COMUNICAÇÃO

 

Comunicação Visual



A comunicação consiste na transmissão de mensagem codificada do emissor, para finalmente ser descodificada e interpretada pelo receptor.

Comercialmente seu foco principal é o consumidor. Mas na prática, a comunicação visual é destinada a facilitar, e informar através dos gráficos, imagens, placas, gestos, fotos entre outros meios, que irei citar no decorrer desta matéria.

Com tudo, a comunicação visual tem a diretriz, acima de tudo, da informação, cujas ferramentas usadas tem a tecnologia e inovação, a cada dia que passa. Por isso seria impossível não citar a palavra inglesa “marketing” que significa em português “comercialização”, ou seja, o estudo de todos os recursos que uma empresa precisa para alcançar sucesso no mercado. Seja através de material visual (fotos, filmagens), como as propagandas nas emissoras televisivas, internet, pelas redes sociais (muito usada ultimamente). Também pela comunicação sonora, como exemplo, as ondas de rádio eletromagnética, usadas há décadas. Facilitando o entendimento, principalmente, dos deficientes auditivos.

Na vida real, a comunicação visual é de suma importância, pois seu alcance global é compreendido por pessoas de todos os países, comunicando-se com todos os idiomas e culturas diferentes. Por que não há textualização. Assim a comunicação visual além de chegar mais rápido atinge também o maior número de pessoas, e está diretamente agregada à publicidade e marketing, pois a procura pelos profissionais desta área está muito concorrida atualmente no mercado de trabalho.

Exemplos de Comunicação visual:

São praticamente todas as coisas materiais que encontramos em nossa frente, no corre-corre do cotidiano urbano. Como mapas, placas indicativas e de advertências, desenho simulando uma situação, os diagramas, as fotografias. E porque não citar as expressões faciais e também, as corporais?

Sinais de trânsito: O que seria dos condutores de veículos, além, claro! dos pedestres se não fossem a comunicação visual dos semáforos?  E o complemento das placas de sinalização, tanto vertical como horizontal. Com certeza o trânsito seria um caos, além de oferecer perigo iminente.

Vivemos em constante contato com a comunicação visual. Necessária, prática e de grande importância no mundo moderno. Um exemplo bem comum é o aparelho de telefone móvel, comumente conhecido por “celular”. Cuja comunicação funciona, com aproximadamente, 90% visual. Pois poucos utilizam os teclados para digitar um texto, ou algo parecido, suas funções permitem enviar figuras com sentimento visual em tempo real. Tem coisa melhor que isto? Do quer gastar os dedos e a ortografia?  

A comunicação visual está em qualquer parte onde estejamos... No ônibus, nas repartições públicas e privadas, nas lojas, supermercados, hospitais. “Eu disse em todos os lugares.”

 By Tito Miranda

 

  Quando falarmos em comunicação visual,  é impossível não investigarmos a origem da comunicação humana. Assunto para os próximos artigos.