Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

As cores do Círio

 

As cores do Círio 323



Mesmo com o cancelamento por conta da Covid-19, assim como o Círio de Belém do Pará, também, a esperança e o dever de homenagear Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira dos paraenses, dos quais, muitos alcançaram inúmera graças. É nestes dias, (Vigia) no segundo domingo de setembro, e (Belém) no segundo domingo de outubro milhares de romeiros vem, muitos caminhando, a pé, em grupos pelas estradas. Passam dias incansáveis sem desistir, pois, a fé os segura e os alimenta com a energia espiritual.

As procissões estão suspensas, devido as aglomerações que são inevitáveis, principalmente os promesseiros que vão na corda de sisal, não há como manter o distanciamento. Por isso e tantas outras foram cancelados, mas haverá missas com números de fiéis reduzidos e todos usando máscaras.

 Todos os anos o Círio é assim, com a Berlinda ornamentada com flores naturais, cujas cores são escolhidas através de uma comissão. Veja mais...      

São primárias, secundárias ou terciárias.

Branco: Expressa sinceridade. Também representa inocência, espiritualidade e paz.

Preto: Cor associada ao mistério. Culturalmente simboliza luto e introspecção, mas também expressa qualidades como sobriedade e sofisticação.

Cinza: Transmite neutralidade, serenidade, sabedoria, estabilidade e descrição. É associada à cor das metrópoles. Por ser um misto de preto e branco, a cor cinza simboliza equilíbrio.

Rosa: Cor que sugere feminilidade e afeição. De característica doce, romântica e fraterna transmite beleza e compaixão.

Marrom: Ela representa disciplina, constância e sobriedade. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Transmite sensatez, conforto, organização, estabilidade, confiança e simplicidade, já que remete à cor da Terra.

Bege: É uma cor que transmite calma e passividade. Está associado à melancolia e ao clássico.

Laranja: É símbolo de coragem, gentileza e otimismo. Costuma ser associada ao equilíbrio de emoções.

Indicam uma combinação de sentimentos a sensações distintas.

São as cores que enchem nossos olhos de felicidades, causando uma sensação de alívio, desejo e esperança. Elas nos acalmam e trazem a paz em nossas almas, harmonizam os momentos mais difícil quando enfrentamos em nossas vidas.

Vale citar uma observação, nas cores das rosas utilizadas na ornamentação da berlinda, que conduz a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Há dois momentos distintos: Um é à noite (trasladação), o outro, pela manhã do domingo (procissão), nota-se que as cores das rosas do andor são diferenciadas, pois a cor depende da luz e a forma como é absorvida e refletida em uma determinada superfície.  Tá aí, a preocupação nas escolhas das cores do Círio.

Contudo a ornamentação não fica só na berlinda, ela se prolonga pelas frentes das casas comerciais, indústrias, residências e ruas/avenidas. A cidade fica toda colorida com balões e fitas. É claro! Nas cores propostas pela coordenação do Círio que a cada anão escolhe, geralmente, duas cores harmoniosas.

https://www.jornalcabano.com/