Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Círio á Cancelado

 

Com a expectativa positivando a realização do Círio, mesmo de forma simbólica, para que não passasse em branco, por conta do novo coronavírus. A Paróquia começou a projeção do plano “B” planejando as festividades tanto de Nossa Senhora das Neves e do Círio de Nazaré um evento mais curto, singelo. No caso do Círio somente uma carreata, no segundo domingo de setembro, com poucas paradas no trajeto, respeitando as homenagens recebidas de pessoas já comprometidas, mesmo em circunstância diferenciada.

 

Então para a surpresa de todos e principalmente da coordenação planejadora das festividades, ocorreu uma releitura do que foi confirmada anteriormente: o cancelamento total de ambas as festividades.

 

A reportagem do INFORMATIVO CABANO teve acesso, com exclusividade, a Ata de Reunião Ordinária da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do dia 23 de julho de 2020, realizada no Centro de Formação São João Paulo II. Para discutir sobre a realização das festividades de Nossa Senhora das Neves (5 de agosto) e o Círio de Nazaré (segundo domingo de setembro).

No período de 1º de julho até hoje (23.07.20), o contágio do novo Coronavírus- Covid-19 aumentou muito em nosso município, chegando à faixa etária que ainda não havia nas estatísticas (crianças e grávidas), com um registro de óbito de uma criança. Sendo assim, diante desse avanço pandêmico, não há condições de realizar nenhuma das festividades, mesmo sendo por carreata, porque não temos como prevenir o avanço da contaminação. Pontuou a Diretora da Atenção Básica, em seguida, questionou ao Padre se a Paróquia teria outro plano sem criar aglomeração. As carreatas eram o plano “B”, então não podemos ir de encontro aos dados estatísticos do avanço da pandemia. O que podemos fazer é realizarmos seis missas no dia 5 de agosto seguindo o modelo que a Igreja, recentemente, vem adotando: 50 pessoas por missa, respondeu o Pároco.

 

“É muito difícil hoje obter leito fora do município, quando temos uma pessoa com sintomas grave de Covid-19 , esse paciente só pode sair do município para Belém, quando autorizado pelo hospital da capital, caso contrário, se ficar indo de hospital em hospital, em busca de leito, a Prefeitura é multada por deslocar paciente sem confirmação de leito. Por esse motivo e, ainda estarmos registrando um aumento de casos de infecção pelo Covid-19, me posiciono contrária à realização das carreatas como forma de prevenção”. Enfatizou a Diretora da Vigilância Epidemiológica.


reportagem completa no:

www.jornalcabano.com