Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

domingo, 22 de dezembro de 2019

Uruitá – 100, no Ceará, APL. NILSON E Ranilson


Uruitá – 100, no Ceará, APL. NILSON E Ranilson               
(1)  NOSSO JORNAL INFRENTA DIFICULDADES, mas a coragem do jornalista Tito Miranda não deixa o desalento vencer. Eu ajudo gratuitamente, porque sei do valor do jornal para a memória de uma comunidade. Especialmente se esta é VIGIA DE NAZARÉ, cujas tradições históricas honrariam qualquer município brasileiro. Para um jornal, aqui, vencer a indiferença de quem não lê, ele precisa de ajuda geral: do PODER PÚBLICO ao mais humilde trabalhador vigiense. Isto vem acontecendo?
(2) VIAGEM AO CEARÁ – Em setembro, pós-CÍRIO, levei minha esposa ao Ceará, para tratamento de saúde e visita as filhas, netos, genros e outras pessoas amigas. Lá fiquei 45 dias. Bem além do previsto. Os compromissos, aqui firmados, me ferviam no pensamento, só alegria do reencontro e o êxito na cirurgia me confortaram.
(3) LIVRO PARA A HISTÓRIA – o compromisso de escrever o LIVRO DO CENTENÁRIO DO URUITÁ E. C. ficou dividido por esta viagem:
Eu escrevia lá. E o RAUL LOBO, pesquisador e historiador, com livros publicados, convidado por mim, escrevia aqui. O telefone e a internet facilitaram a comunicação. – CEM ANOS de pesquisa histórica exigem muita atividade. Mas a obra está pronta. Logo mais chega à Cidade o glorioso LIVRO DO URUITÁ.
(4) ESCRITORES MORRENDO – Lamento as mortes dos confrades integrantes da ACADEMIA PARAENSE DE LETRAS: Nazareno Tourinho (Cadeira 2), Lucy Mourão (C. 6), Sylvia Helena (C. 12), João Paulo Mendes (C. 22). Há, até agora, 15 candidatos às quatro vagas. Aguardo contatos e visitações. Isto faz parte do ritual das eleções em qualquer academia, pelo mundo inteiro.
(5) MAIS MNORTES A LAMENTAR – Do poeta RANILSON CHAVES, meu ex-aluno e amigo, autor de vários livros, excelente conversa e presença agradável. Nunca o vi falar mal de alguém ou lamentar seu problema cardíaco. Quanto a este assunto, há um registro angustiante dele no livro (em prosa e verso) intitulado “U.T.I. – UM TREVO INTERIOR”, Macapá – Ap. 2008.
Também nos deixou o amigo NILSON RAIOL, após longo sofrimento. Era o mais idoso sócio da CINCO DE AGOSTO. Enquanto sua saúde permitiu, esteve conosco nas sessões mensais.. de sua conversa agradável vinha boas mensagens e relembranças importantes sobre nossa Querida Terra. Luzeirense fervoroso, defensor que colava nos atacantes do time adversário, vi o NILSON jogar muitas vezes.
Que estas famílias enlutadas recebam o consolo da Trindade Santa e da Padroeira da Vigia – NOSSA SENHORA DE NAZARÉ. E que a alma dos falecidos descanse no coração do Senhor!
(6) MARAVILHOSO NATAL E NOVO ANO, com muita Saúde, Paz e Prosperidade aos seus familiares e amigos e aos ATENCIOSOS LEITORES!  
José Ildone.