Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Entrevista com Ten.Cel,Albuquerque,


Entrevista com Ten. Coronel, Ananias Albuquerque, Comandante do 17º Grupamento de Bombeiro Militar de Vigia (17º GBM). 


Qual é a participação do Corpo de Bombeiros junto aos demais órgãos de Seguranças Públicas do Município, além dos Poderes Legislativo e Executivo, no combate ao Covid-19?
Seguindo a orientação através de portaria do nosso Comandante Geral, do Decreto Estadual e também do protocolo do Ministério da Saúde, estamos dando todo apoio necessário no combate ao Covid-19. Estamos utilizando nosso efetivo nas ações da Secretaria Municipal de Saúde, e também ao Samu, responsável em transportar os possíveis casos de infectados pelo coronavírus na Cidade da Vigia e região. Vale salientar o importante trabalho executado no Pórtico de entrada da Cidade, com barreira sanitária, na detecção de possíveis casos que possam vir de outros locais.
O CBM assim como os demais órgãos, não está poupando esforços para resguardar a saúde da população e, evitar o alastramento dessa pandemia no nosso Município. Conforme o Decreto Estadual 609 estabelece várias ações de prevenção.
A participação da população de Vigia é de suma importância na prevenção à Covid-19, todos devem obedecer as orientações dos órgãos, tanto a nível federal, estadual ou municipal.
Mensagem do Comandante à população: “Vamos cuidar dos nossos idosos e das crianças, pois são os mais frágeis. Não devemos descuidar da higiene pessoal, evitar sair de casa sem necessidade, consequentemente não se expondo ao risco de contágio.” Continuou. – “Se todos fizerem a sua parte, e abraçarem conscientemente a responsabilidade de preservar vidas. Certamente o contágio não vai chegar a nossa cidade e os meios de prevenção serão eficazes”. Finalizou;

EVENTOS CATÓLICOS


Domingo de Ramos

 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traduziu o Decreto de 25 de março de 2020, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, com uma atualização das indicações e sugestões sobre as celebrações da Semana Santa, com propostas de adequação para a realidade brasileira. No próximo domingo, 5, a Igreja Católica dará início às celebrações da Semana Santa, que neste ano, diante da pandemia de Coronavírus, serão vividas de forma diferente.  Começando com o Domingo de Ramos que antecede a Semana Santa, este ano será diferente.
O Decreto sobre a Semana Santa 2020 reitera que a data da Páscoa não pode ser transferida e que, nos países afetados pela doença, onde estão previstas restrições às reuniões e movimentos de pessoas, “os bispos e padres celebram os ritos da Semana Santa sem a participação do povo e em local adequado, evitando concelebração e omissão da troca de paz”.
A orientação é que os fiéis sejam informados do horário de início das celebrações, para que possam participar da oração em seus lares. “Poderão fazer uso diretamente dos meios de comunicação social. Em qualquer situação, continua sendo importante dedicar um tempo adequado à oração, principalmente aprimorando a Liturgia das Horas”, lê-se no decreto.
Segundo a Coordenação de festividades da Paróquia de Vigia há possibilidade de acontecer várias alterações no calendário das festas religiosas, inclusive  Círio de Nazaré.