Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

De Vila à Cidade


O dia 02 de Outubro é feriado no Município de Vigia de Nazaré. A Data marca um dos fatos históricos já ocorridos e eternizados: Elevação da Vigia à Categoria de Cidade. [...] Segundo a história contada, pesquisada, analisada, estudada e muito discutida pelos estudiosos, Vigia surgiu de uma aldeia indígena chamada “Uruitá”, cujos habitantes (os primeiros), eram os tupinambás.
Com a chegada dos colonizadores, foi construído um posto de fiscalização, com o objetivo de VIGIAR, e daí originou-se o nome VIGIA. Então da formação do povoado, se elevou à Vila, em 1693. Com o passar do tempo, muitos episódios aconteceram, mas aqui não iremos citar. E foi em 1854 que Vigia recebeu foros de Cidade. Resumindo.

Sociedade Cinco de Agosto


Sociedade Cinco de Agosto: Aniversário e Posse da nova Diretoria.



A Sociedade Literária e Beneficente “Cinco de Agosto” realizou no dia 16 de dezembro (2018), Assembleia Geral, e a confraternização, simultaneamente, com associados, amigos e simpatizantes. Houve debates e novas propostas com a finalidade de estimular a leitura e incentivar o interesse pelo conhecimento da história da nossa cidade, Vigia de Nazaré, focando principalmente o jovem estudante.
A “Cinco de Agosto” é a única instituição literária que vem a 147 anos guardando, preservando e valorizando a história da “Vigilenga de Heróis”. Nela contem um riquíssimo acervo, entre documentos, cartas, mapas, fotografias, esculturas e livros de celebridades do cenário cultural e artístico que viveram, escreveram e participaram de movimentos relacionados as diversas atividades sociocultural do nosso Município.
Estiveram presentes o presidente da “Cinco” , Professor Igo Soeiro, O escritor Raul Lobo, a secretária,  o escritor de São Caetano de Odivelas, Jornalista Tito Miranda, o aluno .... ganhador do concurso ... entre outros. Na ocasião teve adesão a novos sócios e finalizando com um coquetel acompanhado pelo show de vozes e violões, dos artistas da “terrinha”, Silvio Guedes e Paulo Felinto.