Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quarta-feira, 29 de abril de 2020

coronavírus no Brasil

A evolução do Covid-19 no Brasil.

Hoje (26 de abril) completa dois meses que o Ministério da Saúde registou o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Foi logo após o término do carnaval, ou melhor, na quarta-feira de cinzas. Em 17 de março o MS confirmou a primeira morte por coronavírus.
Coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19, sua primeira vítima foi em São Paulo. Um homem de 61 anos, ele esteve na Itália, entre os dias 9 a 21 de fevereiro. A partir daí a doença se alastrou por todos os Estados, na maioria por meio de transmissão comunitária, quando não se sabe, onde exatamente, se contraiu o vírus.
Os números foram crescendo sem controle, chegando ao extremo norte do país (Norte do Brasil), como: Pará, Amazônia, Tocantins e Acre os últimos estados atingidos.
A contagem até o dia 22 de abril chega a 45.757 pessoas positivas e 2.906 mortes pelo Covid-19, dados do Ministério da Saúde. O crescimento, dentro de 60 dias, mostra o vírus sendo disseminada em todo o País. Causando, o chamado, colapso no sistema de saúde em várias cidades, o que provocou a necessidade de construção de diversos hospitais de campanha projetados para receber centenas de pacientes de baixa e média complexidade de Covid-19. Os atendimentos emergenciais liberam espaços em unidades de saúde para internação de pacientes com quadro grave que necessitam da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Todos nós queremos o fim desta pandemia, para isso devemos cumprir as exigências da OMS e MS. Então! Sair de casa, só se for por necessidade, e não esqueça de usar mascara. Lembre-se o ISOLAMENTO SOCIAL é a arma mais eficaz para travar a propagação do novo coronavírus.

COLUNA DO ILDONE


Coluna do Ildone -  Março 2020
O PROFESSOR HAROLDO, O GOVERBN6ADOR HELDER E AS CIDADES TRISTES
(1) GOVERNADOR DO PARÁ HÉLDER BARBALHO, veio inaugurar obras no querido GINÁSIO “BERTOLDO NUNES”. Sua presença agitou a Cidade.
Da cerimônia nada posso contar. Esqueceram a cortesia de convidar os antigos professores, até aqueles que ainda vivos, que deram AULAS DE GRAÇA, sem faltar, durante anos, para evitar-se o fechamento da Escola.
O governo é MDB. JADER jamais nos esqueceu. Quando da entrada de LUZ/CELPA 24 HORAS, aqui, todos compareceremos.
O Deputado JUVENIL convidou um por um. Mas agora...
(2) A MORTE DO PROFESSOR HAROLDO SILVA trouxe grande consternação.
Lembro dele como Aluno por quatro anos no “BERTOLDO NUNES”. Depois meu secretário na LIGA ESPORTIVA (LEMV) (dois anos). Também na “CINCO DE AGOSTO” nas atividades do TEATRO, que dirigir por muitos anos no “BERTOLDO”. Enfim jogando na defesa do time de professores, o “FERIADO E. C”, denominação dada pela Prof. HAROLDO.
Com os pêsames da minha família, vão as preces pelos descasos da alma e pelo alívio da angústia dos seus familiares, em especial dos filhos HAROLDINHO E RENATO, dos irmão HUMBERTO, ZACAIAS, JUCELINO e das suas amáveis irmãs.
 (3) “CORONA VIRUS” - PREOCUPAÇÃO E TRISTEZA - Nunca vi minha CIDADE MAIS TRISTE.
Já passamos por situações amargurantes. Tensas, como quando a Imagem de nossa PADROEIRA - NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, foi roubada.
Os vigienses sofriam horrivelmente. Até festa de CARNAVAL foram canceladas. Desmaiou a famosa rima, doce na palavra dos Poetas: “VIGIA - VIGIA TERRA DA ALEGRIA”.
Só restava a esperança do REENCONTRO, já que a POLÍCIA DO PARÁ doou-se na caça aos ladrões sacrílegos. E a IMAGEM foi encontrada e retornou à sua CASA ORIGINAL, onde nasceu a FESTIVIDADE  NAZARENO, culminando no mais antigo CÍRIO de nossa Região.
Hoje,  minha terra está sem o movimento fervilhante das Feiras, dos mercados, das escolas, da MATRIZ mundialmente famosa, uma das obras-primas dos JESUÍTAS DO BRRASIL.
Quem gostava de andar curtindo um bom passeio nas ruas, praças ou no litoral, quem gostava de uma gelada e a animada conversa de bar, quem gostava de visitar parentes e amigos...  está retido em casa, pois a ordem da SAÚDE é evitar as ruas para se proteger do contagem da pandemia - do invisível, silencioso, sorrateiro e temido VÍRUS, da família CORONA - uma praga que vem matando gente em todos os países do mundo, nas grandes e pequenas cidades, nas ricas e nas pobres, nas conhecidas e nas desconhecidas...
A Imprensa internacional está, toda hora, soltando boletins, mostrando a dimensão da desgraça virótica e orientando a população assustada.
Governadores, prefeitos, presidentes ou ditadores determinam medidas severas, tentando travar o avanço do MAL.
O comércio padece o esvaziamento gradativo e sofre por uma fatura inanição, destruidora da economia mundial. Se houve desabastecimento, haverá FOME, saque, violência, e tal quadro de barbárie pode enferrujar esta ERA DE OURO DA TECNOLOGIA cheia de orgulho, em pleno Século 21.
Devemos  rezar muito, com a esperança de que as pesquisa que se efetuam no mundo inteiro encontrem logo a vacina, o remédio conta o MAL ,
(NO PRÓXIMO NÚMERO, VIRÁ A CONCLUSÃO DESTAS CONSIDERAÇÕES).