Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sábado, 2 de maio de 2020

O Dia que o mundo parou.


O Dia em que terra parou...
tt 
foto: Tito Miranda


A pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2 (Covid-19) parou, literalmente, o planeta. A pandemia, decretada pela OMS chamou a atenção de todo mundo. Lembro-me da canção “O dia em que a terra parou” do eterno cantor, baiano de Salvador, na década de 1977, do gênero Rock, Raul Seixas quando a letra de sua musica fala: “Essa noite eu tive um sonho de sonhador, maluco que sou. Eu sonhei: O dia em que a terra parou. Foi assim, o dia em que todas as pessoas do planeta inteiro resolveram não sair de casa...”. Muitos o chamam, agora, de ter profetizado o futuro ou prever. Se fossemos observar com detalhes, percebemos que o contexto musical tem muito haver com a atual situação do planeta. O Covid-19 disseminado em todo o planeta fez com que as pessoas ficassem confinadas em suas próprias casas, por causa do contagio indecifrável entre seres humanos. Sem poder apertar as mãos, sem abraço, sem poder compartilhar prato, copo, toalha etc. e tal.


Uma situação totalmente desconfortante para todos, principalmente, entre familiares. São casos como a vó que faz parte do grupo de risco, por causa da idade, se privar de manter contatos com filhos, netos entre outras. Lamentável!
A situação no comercio também não foi diferente. As lojas, industrias fecharam as portas para preservar seus funcionários. O jogo de futebol foi paralisado, as arquibancadas estão vazias. Hoje não haverá espetáculo, onde? No teatro, também no circo e a exposição de art nouveau não, não as portas do salão estão fechadas.
Mas por outro lado a população não se conteve logo em obedecer as recomendações impostas pelas autoridades. A palavra de ordem é não sair de casa, mas muitos foram a praia ao shopping a outros lugares contraindo uma determinação de conscientização social. Pois todos sabemos que é pelo contato, um deles, que o vírus se propaga,