Comunicação
Visual
A comunicação
consiste na transmissão de mensagem codificada
do emissor, para finalmente ser descodificada e interpretada pelo receptor.
Comercialmente seu foco principal
é o consumidor. Mas na prática, a comunicação visual é destinada a facilitar, e
informar através dos gráficos, imagens, placas, gestos, fotos entre outros
meios, que irei citar no decorrer desta matéria.
Com tudo, a comunicação visual tem
a diretriz, acima de tudo, da informação, cujas ferramentas usadas tem a
tecnologia e inovação, a cada dia que passa. Por isso seria impossível não
citar a palavra inglesa “marketing” que significa em português “comercialização”,
ou seja, o estudo de todos os recursos que uma empresa precisa para alcançar
sucesso no mercado. Seja através de material visual (fotos, filmagens), como as
propagandas nas emissoras televisivas, internet, pelas redes sociais (muito
usada ultimamente). Também pela comunicação sonora, como exemplo, as ondas de
rádio eletromagnética, usadas há décadas. Facilitando o entendimento, principalmente,
dos deficientes auditivos.
Na vida real, a comunicação
visual é de suma importância, pois seu alcance global é compreendido por
pessoas de todos os países, comunicando-se com todos os idiomas e culturas diferentes.
Por que não há textualização. Assim a comunicação visual além de chegar mais
rápido atinge também o maior número de pessoas, e está diretamente agregada à
publicidade e marketing, pois a procura pelos profissionais desta área está
muito concorrida atualmente no mercado de trabalho.
Exemplos de Comunicação visual:
São praticamente todas as coisas
materiais que encontramos em nossa frente, no corre-corre do cotidiano urbano. Como
mapas, placas indicativas e de advertências, desenho simulando uma situação, os
diagramas, as fotografias. E porque não citar as expressões faciais e também,
as corporais?
Sinais de trânsito: O que seria
dos condutores de veículos, além, claro! dos pedestres se não fossem a
comunicação visual dos semáforos? E o
complemento das placas de sinalização, tanto vertical como horizontal. Com
certeza o trânsito seria um caos, além de oferecer perigo iminente.
Vivemos em constante contato com
a comunicação visual. Necessária, prática e de grande importância no mundo moderno.
Um exemplo bem comum é o aparelho de telefone móvel, comumente conhecido por “celular”.
Cuja comunicação funciona, com aproximadamente, 90% visual. Pois poucos utilizam
os teclados para digitar um texto, ou algo parecido, suas funções permitem
enviar figuras com sentimento visual em tempo real. Tem coisa melhor que isto? Do
quer gastar os dedos e a ortografia?
A comunicação visual está em
qualquer parte onde estejamos... No ônibus, nas repartições públicas e privadas,
nas lojas, supermercados, hospitais. “Eu disse em todos os lugares.”
By Tito Miranda
Quando falarmos em comunicação visual, é impossível não investigarmos a origem da
comunicação humana. Assunto para os próximos artigos.
Dependendo de como nossos sentidos são estimulados, a comunicação é mecanismo fundamental na recepção da mensagem ofertada, por isso o cuidado na qualidade da forma usada é fundamental.
ResponderExcluirConcordo, porém apesar dos excesso. A comunicação é nossa principal aliada na compreensão entreo os humanos
ExcluirPorém proveito para agradecer sua participação. Fique a vontade para se expressar
Excluir