A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.
Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras execultadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se na aeronave ultilizada a época, o NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.
A Esquadrilha da fumaça que aconteceu na segunda-feira (7) de novembro reuniu uma multidão no Espaço Cultural "Tia Pê" as quatro horas da tarde, Também estiveram por lá empresários como Fernando Ferrreira e seu Irmão José Antonio da Ecomar, o prefeito de Vigia Noé Palheta entre outros, A equipe logistica da Aeronática foi composta pelos oficiais SO Pietro e o CAP. Nielson. Após o espetáculo eles foram recebido pelo prefeito no gabinete para um bate-papo, regado a um coquetel com salgadinhos e refrigerantes, Estive lá durante todo o show acrobático e registrei alguns momentos, veja as fotos:
foi sensacional o espetaculo da esquadrilha da fumaça, fiquei "orgulhoso" de ser brasileiro naquele momento, espero que tenham outros eventos deste nivel! parabens a nós vigienses!
ResponderExcluirby: diego magalhaes
ResponderExcluir