Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Vigia mais de 400 Anos de história

 

Vigia - A história contada e escrita

Logo se aproxima  os 408 Anos da Cidade de Vigia de Nazaré... Falta 2 meses.



Círio de Nazaré




Enquanto isso, saibamos um pouco mais desta Aldeia, que se tornou a cidade mais antiga do Estado do Pará.  

Vigia de Nazaré, situado na zona do Salgado, a 97km da capital paraense. Segundo historiadores é a cidade mais antiga da Amazônia (06 de janeiro de 1616), uma semana na frente da capital Belém do Pará. Momentos marcantes ficaram escritos na história: Seus primeiros habitantes eram os índios tupinambás, cujo nome era aldeia “Uruitá”. O governo colonial a transformou em um posto alfandegário, denominado Vigia, para fiscalizar e proteger, de contrabandistas, as embarcações que tinham como objetivo saquear Belém.

 Essa iniciativa fora a causa da formação do Povoado, que se elevou à Vila, em 1693. Desse modo, permaneceu até a Independência do Brasil. Em 1698, Vigia obteve categoria de Município. Entretanto, o seu patrimônio territorial só veio a se formar em 1734, com a concessão da carta de data e sesmaria. A partir da lei Pombalina, decretada em 1761, os jesuítas foram expulsos do Brasil, e em Vigia a Capela “Bom Jesus”, ficou inacabada, hoje conhecida como Igreja de Pedra. Nessa época, os jesuítas fundaram o colégio São Jorge dos Alamos e os Mercedários e Carmelitas o Colégio Madre de Deus, localizando-se anexo à Igreja de mesmo nome (Matriz).

Ilustração Tito Miranda


A Cabanagem (1833) foi uma das mais importantes revoluções popular do Norte brasileiro. Os Cabanos eram simples cidadãos envolvidos na revolução. Eram negros, caboclos e mestiços. População que se sentia excluída do modelo político social, imposta pelos lusitanos no Brasil. Por ocasião da Revolução da Cabanagem, o município de Vigia sofreu depredações. Esse movimento foi contido em 1836.  Posteriormente, em 1854, Vigia recebeu a jurisdição de Cidade. E pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desanexa do município de Vigia os distritos de Colares e Santo Antônio de Tauá elevando-os à categoria de município.

 Muitos já tentaram, mas pouco se fez, ainda, por Vigia de Nazaré, que hoje festeja 403 Anos.

Quanto ao calendário cívico e cultural da cidade, começamos pelo Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Porém! antes deste grandioso acontecimento religioso, outros passaram no decorrer do ano.

Logo no início do ano, São Sebastião, que é o Padroeiro do Bairro Arapiranga recebe as homenagens dos fiéis, hoje em uma nova igreja, cuja arquitetura moderna e com espaço bem maior, tem a capacidade de acolher centenas de devoto do Santo protetor da humanidade contra a peste, a fome e a guerra.   

Decoração de Corpus Christi


Assim no mês de junho Corpus Christi, realizado todo ano, dois meses depois da Páscoa. Tem um forte significado e enorme repercussão “na cidade que não dorme”. Em seguida é chegada a vez da Padroeira dos vigienses, Nossa Senhora das Neves, no dia 5 de agosto, quando acontece uma das maiores procissões do ciclo de romarias.  Uma multidão percorre as ruas da histórica cidade para homenagear nossa Padroeira.

Tão se encerra as festividades à padroeira Nossa Senhora das Neves, a coordenação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré inicia a programação das festividades nazarena, que começa no dia 11 de agosto, com a palestra “Encontro de Preparação para as Equipes de Peregrinação Cidade e Interior”, a qual se estende até a semana final, ou seja, a semana que antecede o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Considerado o mais antigo do estado do Pará, o Círio de Nazaré é a festa mariana precursora do nordeste paraense. Com o tema: “Maria, Educadora da Vida Cristã” (Círio 321), um tema que parece tão simples, mas é carregado (regado) de significado, teológico, litúrgico, celebrativo, pois revela os nossos desejos de estarmos em profunda comunhão de fé e de amos, disse o Pároco José Carlos.

No Círio de número 321 foram mais de cem mil pessoas, entre os filhos da terra, visitantes e turistas que chegam aqui, para ver de perto, a maior manifestação de fé do povo vigiense...





O Dia de 7 de setembro é outra atividade (cívica) que mobiliza a cidade e comunidades periféricas. É quando escolas do município situados nas maiores comunidades rurais participam do certame.

Desfile Cívico Escolar de 7 de setembro, que em Vigia é comemorado no dia cinco, com as participações Do Centre de Referencia da Assistência Social – CRAS; das escolas de ensino infantil e fundamental do Município, escolas do ensino médio Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, e os Desbravadores, além da participação das bandas musicais: 31 de Agosto; União Vigiense, Isidoro de Castro, Maestro Vale e a de Porto Salvo.

A cerimonia de abertura conta com autoridades com  prefeito , comandante do 17º Quartel de Bombeiros Miliar, 3ª CIP de Vigia,  e convidados de outros municípios . É nesta data que geralmente e feita a entrega simbólica dos certificados de Despensa Militar a jovens vigienses.

A cada escola um tema chama a atenção das centenas de pessoas que se aglomeram na Boulevard Melo Palheta, às proximidades do prédio da Prefeitura Municipal da Vigia de Nazaré. Exemplo: Escola “Francisca do Espírito Santo “Tia Pê””, Escola “Cirandinha” entre outras.

Mais artigos sobre estes assuntos, nas próximas edições.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário