terça-feira, 26 de agosto de 2025
Projeto Reutilização descartaveis
CURSO MINIATURAS EM PAPELÃO
INTRODUÇÃO
O curso MINIATURAS EM PAPELÃO abrange diversas metodologias, que vai desde a criação de pequenos objetos como, igreja, casa, praça, vasos e etc., a uma grande escala DE produção artesanal.
JUSTIFICATIVA
O respeito ao meio ambiente começa com conscientização no meio social. Pois através do conhecimento que podemos olhar com maior profundidade as ameaças que contornam o planeta.
Quando é visível, a olho nu, a grande produção de descartáveis utilizados no dia-a-dia de cada um de nós, uma prática que virou moda no mundo moderno materialista, tornando o útil ao prático... Logo após seu uso, o descarte é inevitável, as vezes sem preocupação com o destino, ou seja, para onde vai? Na sua maioria torna-se uma grande arma nociva global, e consequentemente um desastre ambiental.
Então a reciclagem com materiais reutilizados produz trabalho, renda, além de aguçar o turismo e fortalecer o comercio local.
Então! Vamos reciclar!
OBJETIVO GERAL
Um dos objetivos do curso é a reutilização do próprio papelão. Sim! este mesmo que vemos diariamente, “jogados”, na frente de lojas, supermercados no final de expedientes e, até mesmo, nas frentes das residências, são caixas à espera do carro coletor de lixo. Estas quando resgatadas ainda intactas, podem e devem ser reutilizadas e transformadas em verdadeiras peças de decoração, além de promover a história de uma civilização.
É quando entra o trabalho do artesão, que com sua habilidade e criatividade reutiliza estes e outros descartáveis, em verdadeiras obras de artes como, suvenires que promove a cultura e os costumes peculiares de cada cidade e sua região. Isso tudo, paralelo a utilização de ferramentas básicas, como falei além do papelão, cola, jornal, arame, fita crepe, tintas, pincéis entre outros itens, que reúne técnicas de montagem, colagem, dobragem, colorização entre uma infinidade de acabamento que requer a descoberta de vários materiais, de acordo com a condição, de cada artesão.
TERAPIA OCUPACIONAL
Vale frisar que, como todo trabalho manual exige atenção, concentração e principalmente paciência. O curso Miniaturas em papelão aborda na área da psicologia, um assunto muito discutido no cotidiano atual, a ansiedade. E com esta prática auxilia muitas pessoas a melhorarem positivamente seus tabus emocionais, aumentando as habilidades física e mental, principalmente na população idosa.
METODOLOGIA
Desenvolvimento no reconhecimento das cores primarias, secundárias e terciarias, além dos cromáticos. Um passo muito importante da utilização da colorimetria no artesanato.
Oferece grande conhecimento nos manuseios de cada material, aqui proposto. Contudo, vem a tona o descobrimento de novos talentos, na habilidade de criar, utilizando materiais que são nocivos ao meio ambiente.
Desenvolvimento da capacidade de raciocinar e planejar, na prática efeitos extraordinários, fundamentando a arte de criar e consolidar o artista.
O curso Miniatura em papelão será executado em 5 (cinco) aulas, com duração de 10 horas aulas, sendo os dias e horários fixados de acordo com a demanda.
Será com aulas 100% (cem por cento) presencial, interagindo individualmente com cada aluno.
A proposta será de 10 alunos por turma, sem distinção de gêneros ou faixa etária.
A primeira aula do referido curso, propõem a parte teórica, onde explicações e comparações entre materiais, e sua resistência servirá para cada trabalho realizado.
Também quais materiais e ferramentas serão adotadas durante o curso.
O principal material que será o PAPELÃO, ficará sob o comando de cada aluno na aquisição desse material. Daí a proposta de recolher caixas em lugares conhecidos da sociedade.
Quanto aos demais materiais. Será distribuído uma lista dos itens usados individualmente como, lápis, tesoura, régua, avental (quando necessário), e/ou.
Haverá proposta de ceder (gratuitamente) material de utilização em massa com, tinta, cola, pinceis, etc.
Será realizada no encerramento do curso de Miniaturas em papelão uma exposição com os melhores trabalhos de cada aluno.
Há possibilidade de ofertar os alunos com certificados de conclusão do curso.
PÚBLICO ALVO
O curso Miniaturas em papelão não especifica a faixa etária, apenas exige que pessoas de ambos os sexos com a idade acima dos 18 (anos) poderão se beneficiar no Curso. Porém admitimos que uma fatia maior da preferência se destina aos idosos (as).
MATERIAIS
Uma gama de materiais que vai além da imaginação de cada artista como, pó de café, filtro de café, arame, cotonete, palito de picolé, espetinho de churrasco, etc... Porque “na arte nada se copia, tudo se cria quando se usa diferentes ferramentas e materiais, de acordo com cada indivíduo com imaginação criativa”.
SUGESTÕES DE MINIATURAS
Berlinda do Círio,
Crucifixos,
Flores,
Molduras para fotos
Vasos,
Portas trecos
Portas joias
Relógios
Luminárias
Abajur
Quadros decorativos
Capa de livros, cadernos e agendas
Topo de bolo
Entre outros...
MENSAGEM
Uma sociedade que preserva sua história, faz com que os costumes passem de geração a geração sem afetar ou alterar o desenvolvimento e a dignidade de cada cidadão. Pois o trabalho é a principal arma para a construção de uma comunidade provida de seus direitos inabalados.
Instrutor do Curso
Tito Miranda.
CPF. 16995872304
Tito Miranda é natural de Belém do Pará, residindo há mais de seis anos em Santa Izabel do Pará, cidade que conheceu e se encantou com suas belezas naturais e um povo cativante e trabalhador. Jornalista, Artista plástico e artesão.
O interesse em passar seus conhecimentos para outras pessoas, é um desejo que vem do coração conforme a vontade de Deus nosso Senhor.
Email: titoproducoes@yahoo.com
Site: www.cabanonews.com.br
WhatsApp: (91) 98177-2021
Ilustração
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário