Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Igarapé da Rocinha

Direito ao Meio Ambiente sadio
Quando se fala em saúde, fala-se também em meio ambiente
O que é Meio Ambiente? Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influencias e interações de ordem física, química e biológica que permite, abrigam e regem á vida em todas as suas formas.
Muitas doenças são adquiridas em função de vários fatores que provocam o desequilíbrio dos elementos da natureza.
Parece estranho que ter direito a saúde é correr o risco de adquirir uma verminose, uma virose, de ter bronquite, de contrair uma tuberculose, dengue ou sarampo.
A preocupação com a pureza ambiental como algo fundamental e permanente para a humanidade, tornou-se explicita nos dias de hoje. São alguns desses fatores que provocam o desequilíbrio dos elementos da natureza e cria o risco de exaustão de recursos naturais, como o aumento da população. A interferência humana nas populações animais e na paisagem, além de diversas modalidades de destruição dos recursos naturais.
Em conseqüências desses fatos, surgiu uma nova mentalidade e cresceu rapidamente o número dos que passaram a reconhecer que a proteção do meio ambiente faz parte da defesa do patrimônio natural da humanidade.
A saúde, a segurança, o uso do solo urbano e rural, as condições sanitárias, os ruídos, as manifestações visuais. Tudo isso é de interesse dos estudiosos, pesquisadores e principalmente dos legisladores, administradores públicos, e aqueles que têm a seu cargo a proteção dos direitos, especialmente o Ministério Público e os juízes.
Claro que existem aspectos particulares de maior gravidade, como por exemplo, a preservação dos mananciais, para evitar a contaminação da água destinada ao consumo pela população e a localização do despejo do lixo urbano.
É necessário, também, o estimulo à defesa do meio ambiente sadio para coibir o mau governo e a má administração pública que, por ação e omissão, agridem ou permitem que seja agredido esse patrimônio de uso comum do povo. Claro que a população tem um papel importante nessa temática.
A constituição brasileira de 1988, diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, que é bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. O poder público, tanto federal, quanto estadual e municipal, deve zelar por sua preservação e defesa, o que deverá o que deverá também ser feita pela coletividade, podendo todos agir contra o poluidor potencial ou efetivo
Com base nessas fontes pesquisadas, o IGARAPÉ DA ROCINHA que é um patrimônio natural da população vigiense, vem atualmente sofrendo algumas transformações urbanas pelas autoridades do município. Refiro-me a sua fachada que fica na Av. Santana de Medeiros no bairro do Arapiranga, a mesma está ganhando quarenta metros lineares de cais de arrimo, calçada lateral com mureta de concreto e duas linhas de ferro galvanizado.
Há muito tempo moradores, principalmente da vizinhança, vem cobrando das autoridades uma medida urgente para este patrimônio ecológico, que faz parte da histórica cidade de Vigia. Com esse procedimento, uma coisa é certa, a segurança e a visibilidades, torna-se mais satisfatória a todos. Mas... E agora, qual o segundo passo a tomar? Com certeza, a revitalização do Igarapé, que venha a preservar a história dos Jesuítas que quando por aqui chegaram à década de 1600, usaram esse pequeno braço do rio Guajará para irrigar a horta que os alimentavam em suas refeições. É mais vamos falar dessa história posteriormente.
Imagem do igarapé da Rocinha, antes da fachada