Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sexta-feira, 19 de março de 2021

Vigia de Nazaré adere lockdown

 

Brasil volta a media móvel alta

E Municípios decretam Lockdown



A segunda onda da pandemia do novo coronavírus-Covid-19 parece se alastrar, desenfreadamente, pelo mundo. O Brasil bate recorde de casos de Covid-19. Este aumento preocupa as autoridades mundiais. Pois a média móvel de mortes ultrapassou a casa dos 2mil pela primeira vez (17.03.21) e vem mantendo estes números há três semanas consecutivas.

Na quarta-feira (17), o País registrou mais 90.303 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Este número é o maior desde o inicio da pandemia. Até esta atualização o país chega a 11.693.838 casos confirmados. Com mais 2.648 mortes, o boletim confirma 284.775 (segundo maior total em todo o mundo, ficando atrás dos Estados Unidos que passam de 539 Mil.)

Com a volta do aumento da média móvel de mortes e dos casos confirmados pela Covid-19, muitos estados estão adotando o LOCKDOWN, que em português quer dizer CONFINAMENTO. A medida é necessária para conter a disseminação do Vírus e restringe bastante algumas atividades, roubando assim a liberdade de muitos que precisam ir e vir em busca do pão-de-cada-dia.

O lockdown é o aprofundamento das medidas já impostas, com o aumento da fiscalização e consequências mais severas para quem desrespeitá-las, como multas ou até mesmo a prisão. O principal objetivo é reduzir drasticamente a circulação de pessoas, e assim, diminuir a curva de transmissão proporcionando um possível alivio no sistema de saúde.

Veja algumas destas medidas:

- Redução do horário de funcionamento do comercio.

- Fechamento de pontos comerciais considerados não essenciais.

- Circulação de pessoas, somente se comprovada à necessidade.

- Serviços essenciais: hospitais, farmácias e postos de combustíveis. Mas supermercados padarias, restaurante podem ter horário de funcionamentos reduzido, com exceção dos restaurantes que atendem sob a modalidade delivery.

Segundo o balanço de consórcio de veículos de imprensa o Brasil registra recorde nas medias moveis de Covid-19. São 20 estados e mais o Distrito Federal que apresentam aumento nas mortes, entre eles o Pará.

No Pará já são 390.874 confirmados, desde o começo da pandemia. Recuperados (366.073) e mortes somam 9.769. Vigia de Nazaré, um dos 144 municípios do Estado apresenta alta de casos confirmados nas últimas semanas. Em função deste aumento, o Prefeito Job Xavier Palheta Junior decretou nesta sexta-feira (19), estado de lockdown.

O decreto Municipal de nº 545 impõe medidas mais rigorosas, principalmente no funcionamento do comercio, restringindo horários dos serviços essenciais e não essenciais. O lockdown foi preciso por conta do aumento de casos confirmados de Covid-19 no município durante a semana. Anunciou o Prefeito, nesta sexta-feira (19), durante live transmitida de seu gabinete, com as presenças de secretários e vereadores.  

Segundo o Prefeito foram testadas, na quarta-feira, 254 pessoas, destas, 128 deram positivos. Média de 50% do total de testes. Na quinta-feira (18), durante a ação itinerante entre Olavo Raiol e Arapiranga, foram testadas mais 302 pessoas, e os resultados deram positivos para 180 pessoas para o Covid-19. Devido este aumento elevado Job Júnior decidiu decretar lockdown no município. A nova medida entra em vigor nesta sexta-feira (19) e está marcada seu termino dia 26, quando será feito novo levantamento.

O Hospital Municipal atingiu a capacidade máxima, e criamos mais quatro unidades para atender a demanda. A previsão será aumentar a quantidade dos leitos. Pois tecnicamente teremos uma alta nos casos de infectados, enfatizou Job Júnior.

Durante a live o prefeito pediu à população par ficar em casa neste momento, se tiver a necessidade de sair usar mascara, respeita o distanciamento, utilizar álcool em gel para evitar o aumento exponencialmente à contaminação em Vigia. Pontuou, “Eu como comerciante não gostaria de tomar as medidas que estamos tomando agora. Por que eu entendo que o comercio depende do faturamento diário, mas como Gestor, vejo que a saúde da população é uma prioridade. Então para que mais na frente não aconteça o caos e a gente seja o culpado, decidimos tomar medidas mais severas, no controle da contaminação e tentar, de certa forma, evitar que o sistema de saúde não entre em colapso”.

Mediante as mudanças os serviços essenciais como posto de combustíveis, supermercados, mercados, confeitaria, panificadores, farmácias, hospitais, clínicas, laboratórios entre passam a funcionar de 8h às 20h. Quanto ao Mercado Municipal funcionará das 5h às 12h. Feiras livres das 8h às 12h. Os serviços não essenciais das 8h às 12h.

O Prefeito alertou, aos comerciantes que sejam compridos os horários e a população obedeçam tais medidas para que não se chegue a um Lockdown total. Vale ressaltar que as novas medidas anunciadas, estão em uniformidade com os vereadores e com vários seguimentos da sociedade, ressaltou.

- Em abril do ano passado o Supremo Tribunal Federal autorizou governadores e prefeitos a estipular medidas do combate à pandemia do novo coronavírus, sem a interferência federal.

Informações sobre sintomas.

A Covid-19 afeta pessoas de diferentes maneiras. A maioria infectada apresentam sintomas leves e não precisarão ser hospitalizadas.

Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca e cansaço. Os mais graves: dores e desconforto, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele.   

Lembre-se para evitar a contaminação use sempre álcool em gel, evite aglomerações, use mascara e só saia de casa quando necessário. Assim você evita ser contaminado ou contaminar o próximo.