Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Parabéns Corpo de Bombeiros! - Cinco anos em Vigia – “Vidas Alheias, Riquezas Salvar”.

 Parabéns Bombeiros do 17º GBM

                                    

                                                         Corpo de Bombeiros - Cinco anos em Vigia – “Vidas Alheias, Riquezas Salvar”.



https://www.jornalcabano.com/corpo-de-bombeiros-cinco-anos-em-vigia-e-regiao-

No dia 28 de agosto de 2015, inaugura-se o 17º Grupamento de Bombeiros Militar. Com sede no Município de Vigia de Nazaré, na Rua José Augusto Corrêa, centro, sob o Decreto Estadual Nº 1.357 (28.08.2015). O primeiro Quartel de Bombeiros Militar de Vigia (17º GBM) foi criado, como órgão de execução da estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, e veio somar com os demais órgãos de Segurança Pública, priorizando os resgates em se tratando de acidentes no trânsito. Como também parte fundamental, e única, no combate aos incêndios, seja domésticos, indústrias ou na floresta. Além de atender as ocorrências operacionais e realizar atividades de prevenção emanadas dos municípios: Vigia de Nazaré, Colares, São Caetano de Odivelas, e São João da Ponta.

A cerimônia cívica militar de inauguração aconteceu em grande estilo com as presenças das seguintes autoridades: Coronel Bombeiro Militar – Nahum Fernandes da Silva – a época, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil- Recepcionado pelo Comandante do 17°GBM – a época, Cap. Marcelo Moraes Nogueira. O Comandante Geral – Cel. Nahum Fernandez Recebeu as honras regulamentares. Exmº Senhor General Jeanot Jassen – a época, Secretário de Segurança Pública. Exmº Senhor José Megale Filho – a época Chefe da Casa Civil. Neste ato representando o Governador do Estado – a época Dr. Simão Robison Oliveira Jatene.

Hoje, são Cinco anos da Corporação Militar em Vigia. O Município tem uma população estimada em 53.686 habitantes, segundo o último censo (2019) do IBGE. Pois dos 144, Vigia está entre os 30 municípios a sediar um Quartel do Corpo de Bombeiros no Estado do Pará.

O primeiro comandante do 17º GBM, Cap. Marcelo Moraes Nogueira (2015 a 2016), passando o cargo ao Ten. Coronel BM Elias Rocha (2017 a 2018).  Atualmente o Quarte tem o comando do Ten. Coronel QOBM Ananias de Albuquerque Amaral e Subcomandante o Cap. QOBM Fabio Cardoso Ferreira (2019 a 2020).

Vale ressaltar. Na ocasião da comemoração do segundo aniversário do 17º GBM (2017), a época, sob o comando do Ten. Cel. BM Elias Rocha foi implantado o Programa Escala da Vida – PEV. O evento foi realizado no auditório da Escola Técnica Estadual e contou com a presença de autoridades civis e militares, como o comandante geral, a época, coronel Zanelli Nascimento. Durante o evento foi entregue para militares e autoridades, o diploma de reconhecimento de amigo do 17º GBM e lembranças simbólicas para as pessoas que contribuíram para as atividades operacionais e administrativas.

“Hoje estamos realizando dois eventos importantes, que é o aniversário do 17º GBM e a implantação do PEV. O primeiro evento parabeniza os militares que trabalham no quartel de Vigia por salvar e proteger a população desta região, nestes dois anos de criação, e o segundo evento marca a implantação de um programa social que contribuirá para o resgate de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade”, comentou Zaneli.

“Estou profundamente emocionado em participar desta cerimônia e não poderíamos deixar passar esse momento, pois todos merecem ser homenageados pelo trabalho que desempenham. Este é o segundo aniversário de muitos que virão no quartel dos bombeiros de Vigia de Nazaré”, enfatizou o, Ten. Cel. Elias Rocha.

Com esta nova unidade, o Programa Escola da Vida chega a 26 polos (dados atualizados) instalados em todo o Estado. O PEV de Vigia conta com instruções nas mais diversas áreas de prevenções: Primeiros socorros, prevenção de incêndios, acidentes do lar e marítimos e ainda palestras – que têm o intuito de disseminar o não uso de drogas – e ainda educação inclusiva. Começou com 100 alunos na cidade da Vigia, matriculados e divididos em dois turnos, entre meninos e meninas, com as instruções supervisionadas pelo comandante e subcomandante do 17º GBM, e conta com apoio da sociedade e instituições públicas locais.

Comemoração do 5º Aniversário

O Corpo de Bombeiros em sua programação social realiza vários eventos durante o ano, além de comemorar cada aniversário de fundação da Corporação Militar, este ano, por conta do Corona Vírus, o Ten. Cel. Ananias Albuquerque sob ordem superior não realizou a festa comemorativa, pois reconhece que ainda é muito recente, e a doença Covid-19 tem continuada matando muita gente. E seguindo as orientações da OMS cancelou esse e outros eventos que fazem parte do calendário do QBM. – Geralmente há uma concentração de muitas pessoas, porque vem convidados, e principalmente os familiares dos nossos militares, reforçou o Comandante.

A reportagem do Informativo Cabano solicitou ao atual Comandante, TCel. -Albuquerque um levantamento das ocorrências mais relevantes ao longo desses cinco anos, onde o Corpo de Bombeiros de Vigia bravamente vem atendendo todas as demandas sem medir esforços, arriscando suas vidas para salvar a vida do outro:


 

 

 

- Os dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Vigia estão compactados nas ocorrências de maior relevância. No primeiro quadro, total de ocorrências da área de cobertura do Quartel que abrange São Caetano de Odivelas, Colares, São João da Ponta e Vigia de Nazaré. Foram: incêndios - totalizando 416 (residências, no mato). Salvamento - total 53 (envolve pessoas desaparecidas no rio, como naufrágio, pessoas perdidas na mata...). Prevenção e Auxilio - são 2.421, até o momento, são podas de árvores, escalas extras, como carnaval, Círio, e o Atendimento Pré-Hospitalar - foram 1754 (são traumas por conta de acidentes, no trânsito, em residência ou de uma pessoa que está passando mal).

- Pelo quadro acima, comprovamos, sem duvida nenhuma, que o Corpo de Bombeiros trabalha 24 horas por dia e 365 dias por ano. Vemos que em cinco anos, o Corpo de Bombeiros já realizou 4.644. Isso significa mais de duas ocorrências por dia. Levando em consideração, que são 1825 dias, formam os cinco anos. Este é um reflexo de trabalho com competência e responsabilidade no que tange o lema: “Vidas Alheias, Riquezas Salvar”.   

A unidade atende as ocorrências locais e das regiões vizinhas, possui atualmente um trem de socorro equipado para atender ocorrências de incêndio; salvamento em altura, terrestre e marítimo e presta atendimento pré-hospitalar e de traumas em geral. Dispõe de viatura tipo: 1 ABT (Auto Bomba Tanque), 1 ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal), uma AR (Auto rápido), e uma UR (Unidade Resgate), além de equipamentos operacionais. A unidade conta com um efetivo de 41 bombeiros, especialistas nas diversas áreas de atuação da corporação. Também conta com o serviço na área de prevenção, com equipes para vistorias por meio da seção de atividades técnicas.

 

CONTATOS DA UNIDADE:

Endereço: Rua José Augusto Corrêa, esquina com a Av. Dr. Marcionilo Alves – Centro de Vigia de Nazaré.

Tel: (91) 3731-2924 / (91) 98899-6569 e 193 (Emergência).

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará é a quarta mais antiga do Brasil.

A História começa em 1882, devido aos inúmeros incêndios na época, o Imperador D. Pedro II, determinou ao Corpo de Bombeiros da corte que enviasse uma guarnição com equipamento para implantar o serviço de prevenção e combate a Incêndio.
E em 24 de Novembro de 1882, o Doutor Justino Carneiro, presidente da Província, assinou o ato criando oficialmente a companhia de bombeiros, tendo como primeiro comandante o Capitão Antônio Veríssimo Ivo de Abreu, nascia naquela data a estimada Corporação do Soldado do Fogo.
Mas foi no Governo do Intendente Antônio Lemos que o crescimento e aparelhamento do CBMPA ocorreram de forma grandiosa. E com a nova Constituição Federal de 1988 e a Constituição Estadual de 1989, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, ganhou autonomia como corporação independente, tendo em seu artigo 200 as suas atribuições constitucionais voltadas à prestação de serviços á sociedade.