Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

segunda-feira, 10 de julho de 2023

O Tesouro de Kandinsky

 

O Tesouro de Kandinsky

Foto reprodução internet


A restituição desta pintura que tanto significou para os nossos bisavós tem um enorme significado para nós, porque é um reconhecimento e fecha parcialmente uma ferida que ficou aberta ao longo de gerações", disseram os herdeiros em comunicado.

O pintor russo Wassily Kandinsky  foi um dos pioneiros da arte abstrata. Em 1910 pintou o quadro chamado “Murnau mit Kirche ll”, que retrata a cidade Murnau (Alemanha) e da torre de sua igreja.

Johanna Margarete era mulher judia, nascida na Alemanha, foi proprietária da referida obra de arte que mede cerca de 1 metro por 1 metro. Depois da morte natural de seu marido, em 1935. Margarete foi assassinada, uma década depois, no campo de concentração de Auschwitz. Resultando na perda do quadro de autoria Kandinsky.

Em 1951 o quadro foi encontrado no museu Einthoven (Holanda). A pintura só foi devolvida aos herdeiros de Margarete e Stern, seu marido, em 2022.

O quadro “Murnau mit Kirche ll”, recebeu a proposta de ser leilodo, com consentimento dos herdeiros, e foi vendido por 45 milhões de dólares, cerca de  233 milhões de reais.

Texto: Tito Miranda

Fonte: (aventura na história)

Foto: reprodução internet