Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

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Cidade metropolitana

sexta-feira, 16 de março de 2012

Coreografia

Abertura do concurso miss Pará 2012, teve como tema a jaguatirica a onca pintada, com a música  "Bafo da Onça" interpretada pela irreverente Elza Soares. O concurso aconteceu no dia 15 de março em Belém do Para´na sede social da Assembléia Paraense. Miss Brasil 2011 e a do Pará estiveram presente. A vencedora foi a representante de Salinópolis Layse Souto. o vídeo gravado por mim mostra a abertura do referido concurso.
Já alguns anos a tradição desse concurso vem se desmanchando, a vencedora antigamente tinha uma agenda recheada de compromissos por todo o ano de reinado, hoje só vemos a Miss no dia do concurso e no encerramento de seu mandato, quando vai passar a "faixa" para a próxima ganhadora.
Este ano uma parte foi resgatada, teve o trono, a coroa o manto e o cetro que faz parte funtamental da cerimônia de posse da nova miss.

MISS PARÁ 2012

O miss Pará chega a sua 61ª edição, e para relembrar os anos 60 a produção do concurso idealizou uma coreografia que relembra a época em que a cantora Elza Soares foi manchete nos jornais por sua irreverencia quando interpretou a música "Bafo da Onça". Esse concurso já alguns anos vem perdento a tradição como era apresentado outrora, como por exemplo a vencedora tinha durante todo o ano de reinado uma farta agenda para cumprir. Hoje só conhecemos a "Miss" no dia do concurso e no dia em que ela entrega a "faixa" à próxima ganhadora do título. Foi pensando nisto que os responsáveis pela produção resoveram resgatar o tradicional, ou seja, "coroa", "cetro", "manto" e "trono".
Espero que o competente jurado, tenha realmente escolhido a modelo paraense, com capacidade e perfil suficientes para o concurso de nivel nacional "Miss Brasil" 

terça-feira, 6 de março de 2012

VISITA

Na manhã de hoje (06 de março de 2012), uma equipe encabeçada pelo bispo da Diocese de Castanhal Dom Carlos Verzeletti juntamente com o pároco de Vigia Ricardo Botelho, engenheiro Roberto, técnico de construção civil Elias Soeiro, coordenadora da igreja Graça Ribeiro e o diretor de cultura Clerison Saraiva entre outros estava, o engenheiro vindo de Belém Antonio Moreira. Logo no começo da manhã se reuniram com o prefeito de Vigia Noé Palheta para tratar de uma medida provisória emergencial, referindo-se a estrutura do telhado que ficou comprometido devido a queda do beiral, facilitando a entrada da chuva para o interior da igreja.
Com o incidente as imagens e os acessórios do interior da igreja foram retirados e guardados para outra igreja (Matriz), as atividades estão canceladas por tempo indeterminado, até que seja feito os devidos reparos.
Com quase 300 anos, as poucas reformas realizadas vem sendo por longos espaços de tempo, isso faz com que sua estrutura sofra alteração lentamente, pois na história escrita, que se defronta com a contada, contradizem com escritas que muitos historiadores ou pesquisadores não (ainda) tomaram conhecimento.
Outro fato é a polêmica do tombamento, muitos querem outros são contra deixar a autonomia para o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, que é instituição, inicialmente vinculada ao Ministério da Educação e Saúde, está atualmente subordinada à pasta da Cultura, com a atual designação.
A criação da Instituição obedece a um princípio normativo, atualmente contemplado pelo artigo 216 da Constituição da República Federativa do Brasil, que define patrimônio cultural a partir de suas formas de expressão; de seus modos de criar, fazer e viver; das criações científicas, artísticas e tecnológicas; das obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e dos conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. A Constituição também estabelece que cabe ao poder público, com o apoio da comunidade, a proteção, preservação e gestão do patrimônio histórico e artístico do país.
A primeira etapa deve começar nesta quarta-feira, onde será colocado uma espécie de plástico para proteção do telhado onde foi feito uma fenda, dando passagem para o interior da igreja.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Edição/Fevereiro

A edição do mês de fevereiro, foca as notícias do carnaval entre outras da cidade de Vigia - Pará







Obs.: Somente a página 8 (policia) não costumo postar.

sábado, 3 de março de 2012

IGREJA DE PEDRA

A Igreja de Pedra
Povo de Vigia e do Estado do Pará, a igreja de Pedra começou a ser construída em 1734 (século XVIII), segundo a história, e nunca foi concluída. Já se passaram, praticamente, 300 anos e por ser uma construção rústica e inacabável, tornou-se um cartão postal do município.
A igreja de Pedra hoje é vista como o principal patrimônio da cidade, e o povo só a admira e poucos a vêem... Vê com respeito, com orgulho, e, no entanto a usam para os poucos casamentos, para pequenas cerimônias, mas... poucos a observam no seu contexto, ou serão só os ambulantes de lanches que a rodeiam a noite para vender seus produtos, e muitos deixam o resto do que venderam na frete da “maravilha” igreja, esperando que no dia seguinte os servidores da limpeza do município as limpem, isso é um fato comprovado!
A igreja de pedra é sim um patrimônio cultural do Município e agora também do Estado. Mas o povo sabe disso? Sabe que é para preservar e manter sua fachada limpa e desobstruída de qualquer corpo estranho.  E a coordenação das beatas que cuida do “interior” da mesma” Sabe disso?
Hoje, um “pedaço” dela desmoronou [...] é como desmoronasse um pedaço da nossa história... Mas, de quem é a culpa? Do poder público? Do povo vigiense? Ou dos responsáveis pela “Capela”? Quem poderá me responder? Mas no meio de tantas interrogações é necessária de imediato uma comissão, respaldada pela administração municipal, agir imediatamente. Pois nunca se viu tanto descaso em um só lugar que se admira tanto, sem ter ninguém que faça por interessado em prevenir ou impedir que venha a acontecer o que nesse DIA aconteceu. “È inédito” Se fosse consultar um espiritualista, poderia disser que a igreja deu um sinal de “SOS”!!!, ela mesma pediu a atenção de TODOS.
Estarei dando seguimento a essa matéria, depois que adquirir mais informações sobre...
 
Beiral da lateral superior, rompeu devido a umidade

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bloco Tatu & Cia

O Bloco do Tatu & Cia surgiu de uma brincadeira de amigos no bairro do Arapiranga nos meados de 1985. A primeira idéia foi fazer um barril com várias torneiras e cheio de cachaça, a segunda foi quando um deles olhou para dentro de um bar e avistou uma garrafa de “tatuzinho”, água ardente muito consumida na época, e teve a idéia de fazer um grande tatu com um barril imitando uma barriga cheia de cachaça, sendo que somente uma torneira sairia da ponta do rabo, daí surgiu o slogan “Vai Tomar no Rabo do Tatu”. Depois de tudo pronto o “pequeno” bloco saiu pelas avenidas na tarde do domingo gordo. Em 2000 e 2001 o bloco não desfilou. Foi quando em 2002, o jovem Márcio Cardoso Nascimento (Marcinho) oficializou a Associação Carnavalesca do Bloco do Tatu & Cia. A partir desse ano o empresário Marcelo Braga entrou como patrocinador oficial do bloco, colocando o mesmo, um dos mais famosos do carnaval da Vigia. Na medida em que os anos passam, Marcelo Braga investe cada vez mais, percebendo que a comunidade do Arapiranga o apóia e participa intensamente de todas as atividades do Bloco do tatu.
Esse ano não foi diferente dos demais, a fama de maior bloco continua, e é verdade, o bloco do Tatu vendeu 4.500 abadas e doou mais 500 para a comunidade do Tatu. São dois trios elétricos e mais uma carretinha, sem contar, claro! Com o Tatu que vem pedindo passagem no meio da multidão que se concentram pelas esquinas das avenidas, para ver o bloco passar.
São dois dias de folia: No domingo o bloco é puxado pela banda paraense “Cheiro Verde” e na terça-feira a banda “Cabra do Forró” encerrando a quadra carnavalesca.
Tatu estilizado, símbolo do Bloco

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Programação

Falando de carnaval...
Em Viga a programação começou na sexta-feira 17. O tradicional bloco Os Mascarados (ver banner )deu inicio no desfile no corredor da folia, muitas fantasias com criatividade e muito brilho, porém o número de brincantes foi menor que ano passado, talvez a forte chuva que caiu durante o dia, tenha impedido de muitos saírem! Em seguida as escolas de samba “Pra - Samba e “Estação” abrilhantaram o carnaval com suas fantasias de destaques (poucas) e casais de mestre salas e portas bandeiras, além de um carro “alegórico” em cada agremiação, sem se falar no número de brincantes (muito pouco para uma escola de Samba).
No sábado à tarde, foi o segundo ano do “Tatu kid” que desfilou na avenida com 500 “baixinhos”, abrindo assim a programação do segundo dia de folia. A partir da 21hs. Foi a vez dos blocos de micareta, esse ano não desfilou o “Gurijubal”; “Amigos e Cia” de Macapá; “Pescador e Cia” “Os Marinheiros” e o “Boto”.
Domingo é o dia mais esperados pelos moradores do bairro do Arapiranga, é Tatu & Cia que vai para avenida com mais de quatro mil brincantes, é o maior bloco de Vigia. Destaque para os Blocos “Cristo Alegria”-católico e “Sem Abadá Não Entra”-bloco de sujo que desfilam logo pela manhã do domingo gordo.


Na segunda-feira as atenções são voltadas para o tradicional bloco “As Virgienses” (banner abaixo) que a cada ano ganha mais adeptos, estima-se que esse ano 80 mil aproximadamente. Outros blocos tradicionais vêm perdendo o prestigio, talvez seja a falte de interesse de seus dirigentes.  Na terça-feira é o encerramento, quando acontece a repetição dos blocos de micaretas que pela 3ª vez vão à avenida e muitos integrantes já cansados, regressam para seus lares e a cidade começa a voltar seu estado estável.


Os Mascarados tradição do carnaval de Vigia


As Virgienses é o maior bloco do Estado do Pará